TikTok é processado nos EUA após crianças morrerem durante 'desafio do apagão'

Famílias acusam os algoritmos da plataforma de serem responsáveis pelas mortes

[TikTok é processado nos EUA após crianças morrerem durante 'desafio do apagão']

FOTO: Pexels

As famílias de duas crianças que morreram supostamente tentando cumprir o "desafio do apagão" do TikTok entraram com um processo contra a plataforma nos Estados Unidos. De acordo com elas, os algoritmos da rede social foram responsáveis pela morte dos filhos. 

“O TikTok precisa ser responsabilizado por enviar conteúdo mortal para essas duas jovens”, diz Matthew P. Bergman, advogado-fundador do SMVLC, em entrevista ao jornal britânico The Guardian. “O TikTok investiu bilhões de dólares para projetar intencionalmente produtos que empurram conteúdo que ele sabe que é perigoso e resulta na morte dos seus usuários.”

O "desafio do apagão", que se tornou muito popular em 2021, incentiva que os participantes prendam a respiração até desmaiar. 

Entre as vítimas está LalaniErika Renee Walton, de 8 anos, que morreu em 15 de julho de 2021. A polícia local disse ter sido “um resultado direto da tentativa do ‘desafio do apagão’ do TikTok”, segundo a denúncia no caso.

A outra vítima é Arriani Jaileen Arroyo, de 9 anos. Em janeiro de 2021, após um alerta na família, Arriani assegurou seus pais que nunca participaria de desafios perigosos. Um mês depois, no entanto, ela foi encontrada morta pelo irmão de cinco anos.


Comentários