Sem contemplar Salvador, 5G começa a funcionar no Brasil nesta quarta-feira (6)

Brasília será a primeira cidade com a tecnologia, que se expandirá para mais 4 capitais

[Sem contemplar Salvador, 5G começa a funcionar no Brasil nesta quarta-feira (6)]

FOTO: Reprodução/Freepik

A modalidade de internet com velocidade 5G já pode ser ativada por empresas de telefonia a partir desta quarta-feira (6), seguindo determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Servindo como piloto, Brasília será a primeira capital a liberar o sinal de 5G. Na sequência, a ativação deve ser liberada em São Paulo, Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte. Salvador, capital da Bahia, ficou de fora dessa primeira fase.

A nova tecnologia permite o tráfego de dados cem vezes mais rápido que o padrão 4G, o que permite que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente, com mais estabilidade do que as redes atuais

O 5G também deve favorecer a uso de ferramentas inteligentes, interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real, além de impulsionar vários setores fora do âmbito de telecomunicações.

Na Anatel, do governo federal, a implementação do 5G é supervisionada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

A equipe é integrada por representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, das empresas proponentes vencedoras dos lotes da faixa de 3,5 GHz, dos radiodifusores e das exploradoras de satélites.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!