TikTok já deletou 6 milhões de vídeos no Brasil por fake News

Áudios informando que vacinas contra a covid-19 não são seguras foram replicados em mais de 4.500 vídeos

Por Da Redação
Ás

TikTok já deletou 6 milhões de vídeos no Brasil por fake News

Foto: Reprodução / G1

O TikTok ganhou força e se popularizou por todo o mundo durante a pandemia da Covid-19, se tornando um aplicativo de sucesso entre os criadores de conteúdo e internauta. Por outro lado, da mesma forma como as outras redes sociais são fonte de desinformação, a plataforma chinesa está sendo utilizada para disseminar fake news sobre a doença e os imunizantes.

De acordo com o Instituto para Diálogo Estratégico, sediado em Londres, os usuários se aproveitam de recursos como o Sounds, que possibilita utilizar áudios de outros perfis, para gravar os vídeos com informações falsas. Inclusive, um desses áudios aponta que as vacinas contra a Covid-19 são inseguras devido o rápido processo de desenvolvimento, sendo replicado em mais de 4.500 vídeos.

Além disso, o Instituto descobriu que 124 vídeos que tiveram mais de 20 milhões de visualizações utilizaram áudios de 4 vídeos originais publicados na plataforma, em que dois desses vídeos foram excluídos do TikTok por violar a política do aplicativo.

Por conta da repercussão rápida de notícias falsas no app, o TikTok tomou providências para tentar evitar esse problema e frear o compartilhamento. Para esclarecer o assunto, Clarissa Millford, co-fundadora da Academia de TikTokers falou sobre isso em entrevista para ao Olhar Digital News.

Segundo ela, é muito difícil impedir que as fakes news sejam criadas, mas que há um esforço do TikTok para que seja evitado a propagação. Ela explica que existe três principais formas de combater isso: o algoritmo identifica imagens e áudios perigosos, um comitê que avalia os vídeos de conteúdo e ainda a própria comunidade do app pode denunciar postagens.

“O TikTok tem uma política de cortar o mal pela raiz, além do próprio banimento do conteúdo é banido permanente o criador de conteúdo daquele perfil. Até hoje, já foram 6 milhões de vídeos deletados no Brasil”, conta Clarissa Millford.

A co-fundadora também enfatiza a importância das instituições em validar a informação certa, além da participação de pessoas públicas nesse movimento contra a desinformação. Ademais, de 100% dos vídeos banidos, 80% não tiveram nenhuma visualização”.

Para Clarissa, é importante as pessoas terem em mente que podem reportar conteúdos impróprios e dizer que a informação é falsa, por exemplo. “Isso possibilita que a própria comunidade se proteja”, conclui.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.