“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump”, destaca Lula após encontro bilateral
Presidente americano indicou disposição para avançar rapidamente nas tratativas econômicas com o Brasil

Foto: Ricardo Stuckert/PRReprodução Redes Sociais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em publicação nas redes sociais, na manhã deste domingo (26), ter tido "uma ótima reunião" com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Encontro ocorreu Kuala Lumpur, na Malásia, durante 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). O encontro durou cerca de 50 minutos.
Segundo o presidente, a agenda comercial e econômica entre os dois países foi tópico de discussão, assim como as relações diplomáticas entre Brasil e EUA. O "tarifaço" e outras sanções impostas as autoridades brasileiras também foram tópicos de discussão.
"Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, disse Lula.
A reunião contou com um primeiro momento aberto para a imprensa, em que Lula teria reforçado a Trump que o Brasil não tem desavença com os Estados Unidos e gostaria de manter uma relação harmoniosa.
O "tarifaço" foi imposto ao Brasil em julho deste ano. A medida do governo norte americano impôs uma taxação de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Logo depois, o governo Trump instituiu sanções contra autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes, que foram alvos
da revogação de vistos de viagem e outras medidas.


