Top of Mind adota votação virtual de forma definitiva 

Pesquisa online revelou-se mais precisa e eficiente

Por Michel Telles
Ás

Top of Mind adota votação virtual de forma definitiva 

Em sua 26ª edição, o prêmio Top of Mind inovou mais uma vez e passou a realizar o levantamento das marcas mais lembradas pelo consumidor soteropolitano de forma online. A novidade se mostrou tão bem-sucedida que será mantida nas próximas edições, conforme explica Thiago Araújo, diretor executivo da MKT Consult – empresa realizadora do Top of Mind.  

“Percebemos que o sistema trouxe mais precisão e assertividade aos resultados, além de possibilitar a ampliação da amostra pesquisada”, revelou Thiago. A realização da pesquisa por meio digital permitiu uma melhor composição da amostra por meio de uma nova forma de controle das entrevistas, já que com a identificação do entrevistado por CPF evita-se que uma pessoa vote mais de uma vez. A pesquisa ainda gera dados de extrema relevância como: identificação de sexo, classe socioeconômica, faixa etária,  grau de instrução e região de moradia dos entrevistados. Todas essas informações são protegidas, de acordo com o determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  

 

Para garantir a espontaneidade das respostas, foi adotado o controle de tempo. Cada entrevistado tem 21 segundos para cada questão, evitando assim que procure em outros meios alguma marca relacionada ao segmento pesquisado. Para corrigir possíveis erros de ortografia, o sistema utiliza inteligência artificial, traduzindo com facilidade a alternativa correta.  As respostas não identificadas são inseridas em uma categoria específica nomeada “não sei”. 

 

A nova metodologia, que foi adotada por conta da pandemia e desenvolvida por equipe própria,  formada por profissionais de larga experiência em tecnologia da informação, mostrou-se também mais cômoda para os respondentes. Como a pessoa pode responder à pergunta quando lhe for mais conveniente e sem a correria da abordagem nas ruas, houve uma queda significativa nos índices de “não sei” em segmentos específicos. A ideia para os próximos anos é seguir aperfeiçoando o sistema.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.