Autos
Apresentado pela primeira vez no Salão de Nova Iorque, há pouco mais de um ano o RAV4 chega a sua quinta geração. A novidade será produzida nas fábricas de Takaoka e Nagakusa no Japão.
O SUV recebeu a nova plataforma TNGA, motorização híbrida auto recarregável, novo sistema de tração integral e sistemas de segurança ativa.
A Toyota abusou nas linhas e vincos e deixou o conservadorismo de lado. O carro ficou mais robusto e com dianteira imponente. A Traseira também é um dos destaques do RAV4. Os para-lamas são ressaltados e tem efeito tridimensional, o que resulta em uma sensação de maior largura. Os faróis e lanternas são em LED e as rodas são de 18 polegadas.
A atual plataforma permitiu o aumento de tamanho de entre-eixos de 2,66m, o SUV tem 2,69m. O comprimento chegou a 4,60m e o porta-malas chegou aos 580 litros. A plataforma ainda permite a instalação da motorização híbrida. O RAV4 chega com motor quatro cilindros 2.5 16V a gasolina de 178cv 22,5kgfm.
Há sistema de injeção direta e indireta de combustível, o que resulta em potência quando necessário e baixo consumo quando a tração não é exigida. O sistema trabalha em conjunto com outras três unidades elétricas, duas na dianteira e uma na traseira que adicionam 120cv e 20,6kgfm. Em conjunto os motores somam 222cv. O câmbio é automático do tipo CVT.
Em relação a equipamentos de série, o carro chega com partida por botão, bancos dianteiros ventilados e com ajustes elétricos para o motorista, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital dual zone e Kit multimídia com tela de sete polegadas. Importante citar que o item não contém espelhamento com celulares Apple e Android.
Em relação a segurança, o carro dispõe de sete airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, com câmera de ré.
Nas versões com motorização híbrida, o RAV4 ainda chega equipado com teto solar panorâmico, carregador de smartphone por indução, porta-malas com abertura elétrica e borboletas no volante para trocas de marcha manuais.
A versão topo de linha também oferece o Safety Sense, um pacote de tecnologias semiautônomas que reúne frenagem de emergência, sistema pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, assistente manutenção de faixa de rodagem e faróis altos adaptativos. Agora bem equipado, o RAV4 disputará espaço especialmente com o Honda CR-V que é vendido em única versão aqui no Brasil e não tem configuração híbrida. Em faixa de preço enfrentará o Peugeot 5008, Tiguan All Space 350 TSi, as versões mais equipadas e com equipamentos de segurança ativa do Jeep Compass e modelos premium como o Volvo XC40, as versões topo da BMW X1 e Audi Q3.
Os preços começam em R$ 165.990 na versão S Hybrid podendo chegar a R$ 179.990 na versão SX Hybrid.
Comentários
Relacionadas
Veja Também
Tradicional competição baiana recebe equipe canarinho em sua sexta participação no torneio
Fique Informado!!
Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!