Toyota Hiace estreia no Brasil: veja fotos e preço
Van chega em versão única ao país: furgão fica para depois

Após iniciar a produção na Argentina no primeiro semestre de 2025, a Toyota Hiace desembarca oficialmente no mercado brasileiro em uma versão única com câmbio automático. Na sexta geração, a van é um sucesso global em mais de 150 países, especialmente na Ásia e em mercados da América do Sul, mas nunca havia sido comercializada no Brasil.
Com a chegada da Hiace, a Toyota passa a competir diretamente no segmento de vans grandes, ao lado de Renault Master, Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter, Ford Transit, Peugeot Boxer e Citroën Jumper. O modelo estreia na versão Minibus, com preço sugerido de R$ 364.900, enquanto a versão furgão está prevista para novembro.
Motor conhecido
A Hiace é equipada com o mesmo motor 2.8 turbodiesel que já equipa a Hilux e a SW4, porém com calibração específica para uso comercial. O propulsor entrega 174 cv de potência e 45,8 kgfm de torque, com consumo médio entre 8,5 km/l e 9,8 km/l em uso rodoviário.
A suspensão dianteira é McPherson e a traseira utiliza feixe de molas, com tração traseira, priorizando robustez e durabilidade, características fundamentais para o transporte de carga ou passageiros.
Design funcional e interior confortável
Por dentro, a Hiace busca oferecer experiência de direção semelhante à de um automóvel, segundo a Toyota. O painel amplo e a posição de dirigir favorecem o conforto, enquanto o raio de giro de 6,9 metros e a altura total de 2,28 metros permitem fácil manobrabilidade, inclusive em estacionamentos com pé-direito baixo.
No quesito segurança, a van traz três airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e outros sistemas eletrônicos de auxílio à condução.
Versões e configurações
A estreia acontece com a versão Minibus, destinada ao transporte de passageiros. Em novembro, chega a variante furgão, que poderá ser adaptada para usos diversos, como ambulância, transporte refrigerado ou carga simples. Os preços da configuração furgão serão divulgados nos próximos meses.
Garantia, manutenção e serviços
Um dos principais atrativos da Hiace no Brasil é a garantia de 10 anos, um diferencial no segmento. O pacote inclui três primeiras revisões gratuitas e valores fixos de R$ 1.199 para as revisões da quarta à sexta.
Além disso, a Toyota aposta na sua rede de mais de 300 concessionárias no país, suporte de um novo centro logístico e integração com serviços como financiamento pelo banco Toyota, seguros personalizados e até a possibilidade de locação por meio da Kinto, empresa do grupo.
“A Hiace foi pensada como uma ferramenta de trabalho robusta e confiável”, destacou Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil. “A chegada ao segmento de vans com um produto que já é sucesso global reforça nossa estratégia de atuar em mercados estratégicos com a qualidade da marca.”
Primeiras impressões
Durante um teste no autódromo da Fazenda Capuava, no interior de São Paulo, a versão Minibusmostrou suavidade no funcionamento do motor 2.8 diesel e um bom escalonamento da transmissão automática. O ajuste privilegia torque em baixas rotações, ideal para uso urbano ou rodoviário, aliado a uma posição de dirigir confortável.
Com tração traseira, a Hiace se posiciona junto a rivais como a Mercedes-Benz Sprinter e a Ford Transit, mas se destaca por oferecer câmbio automático de série, um recurso que a aproxima da concorrente alemã.
Estratégia de crescimento da Toyota
A estreia da Hiace reforça o plano de crescimento da Toyota na América Latina. Segundo Rafael Chang, CEO da marca para a região, a montadora cresceu 3% no primeiro semestre de 2025 e segue ampliando seu portfólio.
“Desde 2019 ampliamos nossa gama com o Corolla híbrido flex, depois com o Corolla Cross em 2021, e em breve teremos o lançamento do Yaris Cross”, afirmou Chang.
“Estamos investindo R$ 11,5 bilhões até 2030 para criar novos empregos, aumentar a capacidade produtiva e ampliar nossas exportações dentro da América Latina.”