Trabalhador já pode verificar se tem direito ao abono PIS/Pasep

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, 22 milhões de brasileiros devem receber o benefício a partir de 8 de fevereiro deste ano

[Trabalhador já pode verificar se tem direito ao abono PIS/Pasep]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Os trabalhadores que desejam saber se terão direito a receber o abono salarial PIS/Pasep, já podem consultar a elegibilidade na Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, aproximadamente 22 milhões de brasileiros devem receber o benefício a partir de 8 de fevereiro deste ano, com valor total de mais de R$ 20 bilhões.

O serviço de consulta já está disponível para verificar se tem direito ao abono, qual o valor, a data de pagamento e o banco para recebimento. Além disso, o canal 158 do Ministério do Trabalho e Previdência está disponível para prestar esclarecimentos, assim como o atendimento presencial das unidades regionais da pasta.

Aqueles que desejam ter acesso às informações do abono salarial na Carteira de Trabalho Digital, precisa atualizar o aplicativo, depois acessar a aba “Benefícios” e “Abono Salarial”, para verificar o valor, dia e banco de recebimento.

Para ter direito ao benefício é necessário estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter trabalhado formalmente (com carteira assinada) por pelo menos 30 dias em 2020 e receber até dois salários mínimos (R$ 2.424). Além disso, os dados devem ser informados corretamente pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial, conforme categoria da empresa

Os trabalhadores do setor privado, inscritos no PIS, receberão o abono salarial deste ano no período de 8 de fevereiro a 31 de março, pela Caixa. Já os servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, o pagamento vai de 15 de fevereiro a 24 de março, pelo Banco do Brasil.

Aqueles que residem em municípios em situação de emergência por causa das chuvas vão receber o valor no dia 8, independentemente da data de nascimento.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!