• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Trabalhadores com renda menor que um salário mínimo foram os que mais perderam vagas formais em 2020

Trabalhadores com renda menor que um salário mínimo foram os que mais perderam vagas formais em 2020

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, foram 153,6 mil postos fechados

Por Da Redação
Às

Trabalhadores com renda menor que um salário mínimo foram os que mais perderam vagas formais em 2020

Foto: Reprodução

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, os trabalhadores com renda entre 0,51 e 1 salário mínimo foram os que mais perderam vagas formais em 2020: foram 153,6 mil postos fechados.  

Os dados mostram uma mudança no cenário de criação de vagas no país. Essa faixa salarial era das poucas que vinha mantendo saldo positivo nos anos anteriores.

Em 2018 e 2019, a faixa de 0,51 a 1 salário mínimo ficou entre as que mais criaram vagas com o total de 334.876 nos dois anos. Já a de 1,01 a 1,5 salário mínimo vem liderando a criação de vagas nos últimos anos. No ano passado essa faixa foi a única que criou postos de trabalho, junto com a de 1,51 a 2 salários mínimos.

No primeiro bimestre de 2021, foram geradas 659.780 vagas com carteira assinada, enquanto que em 2020, foram apenas 142.690. A metodologia, no entanto, prejudica essa comparação, pois a pesquisa foi alterada a partir do ano passado.

De acordo com o levantamento do G1, o maior fechamento de vagas em 2020 foi entre os níveis de escolaridade mais baixos, com exceção dos analfabetos, que tiveram saldo positivo.

Já nos dois primeiros meses de 2021, todos os níveis de escolaridade tiveram saldo positivo de vagas, com exceção dos analfabetos. 

Entre janeiro e fevereiro deste ano, o número de vagas com carteira assinada para mulheres é menor em relação aos homens. Enquanto para os homens foram abertas 391.190 vagas, para as mulheres foram 268.590.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.