Trancoso recebe exposição Sul da Bahia, de Cássio Vasconcellos!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Às

Atualizado
Trancoso recebe exposição Sul da Bahia, de Cássio Vasconcellos!

Foto: Divulgação

O fotógrafo Cássio Vasconcellos, um dos principais nomes da fotografia contemporânea brasileira, apresenta uma seleção inédita de obras criadas especialmente para esta exposição na Galeria Hugo França, em Trancoso. Todas as imagens foram produzidas no sul da Bahia, durante um período de imersão dedicado exclusivamente ao projeto. A mostra apresenta trabalhos de duas séries centrais na trajetória do artista. Viagem Pitoresca pelo Brasil, inspirada nos artistas viajantes do século XIX — como Rugendas, Debret e Clarac — revisita o olhar desses cronistas visuais ao registrar as florestas e paisagens naturais da região, revelando sua exuberância e diversidade. Já Aéreas, desenvolvida ao longo de muitos anos, reúne composições que exploram o território visto do alto. Para esta exposição, Cássio apresenta obras inéditas, como os corais de Itacolomi, uma nova imagem de praia e vistas aéreas do Quadrado e da região de Trancoso.

Essas fotografias revelam a busca contínua do artista por um Brasil poético e visualmente surpreendente, em que técnica e sensibilidade se unem para transformar a paisagem em arte.

sobre cássio vasconcellos

Cássio Vasconcellos (n. 1965, São Paulo, Brasil) iniciou sua carreira de fotógrafo no começo dos anos 1980. Apesar de tervasta experiência como fotojornalista, sua produção artística se destaca pela criação de espaços imaginários e de ficções a partir de elementos da realidade. Seu trabalho ultrapassa os métodos tradicionais da fotografia documental, criando uma linguagem experimental voltada à crítica da sociedade contemporânea. A predileção pela fotografia aérea auxilia na criação de imagens impactantes, que jogam, a partir da escala, com a nossa percepção do mundo. Vasconcellos publicou diversos livros reunindo essa produção, como Brasil visto do céu (Editora Brasileira, 2017), Panorâmicas (DBA, 2012) e Noturnos São Paulo (2002), entre outros.

Nas suas fotos, podemos nos encontrar diante do excesso de produtos disseminados no nosso cotidiano, assim como da regularidade das formas arquitetônicas que parece se expandir infinitamente, figurações que aparecem como emblemas de nossa cultura. Ou nos deparamo com a exuberância incomensurável da natureza, traduzida em paisagens, tal como na série Viagem pitoresca pelo Brasil (2015), em que o artista se baseia e se inscreve na longa tradição de artistas que buscaram capturar o interior de nossas florestas. Percebe-se, então, que subjaz algo de sublime ao trabalho de Vasconcellos, tendo em vista que suas fotografias nos colocam em contato com aquilo que é demasiadamente vasto.

Cássio Vasconcellos vive e trabalha em São Paulo, Brazil. Entre suas mostras individuais recentes encontram-se: Dríades e faunos, na Nara Roesler, no Rio de Janeiro, Brasil (2020); Collectives, no St Georges’s Gate (Castle of Ioannina) (2019), durante o Photometria Festival, em Ioannina, Grécia; Viagem pitoresca pelo Brasil, na Pequena Galeria 18 (2015), em São Paulo, Brasil; Aéreas do Brasil, no Paço das Artes (2014), em São Paulo, Brasil; e Coletivos, no Today Art Museum (TAM) (2013), em Beiing, e na Art + Shanghai Gallery (2013), em Shanghai, China. 

Suas obras estiveram recentemente nas coletivas: 13a Bienal do Mercosul, Brasil (2022); Trees, na Fondation Cartier pour l’artcontemporain (2019), em Paris, França; Civilization: The Way We Live Now, no National Museum of Modern and Contemporary Art (MMCA) (2018), Seul, Coréia do Sul; Past/Future/Present: Contemporary Brazilian Art from the Museum of Modern Art of São Paulo, no Phoenix Art Museum (2017), em Phoenix, Estados Unidos; além de Aquí nos vemos - Fotografía en América Latina 2000-2015, no Centro Cultural Kirchner (2015), em Buenos Aires, Argentina. Suas obras fazem parte de diversas coleções, no Brasil e no exterior, como: Museu de Arte de São Paulo (MASP), São Paulo, Brasil; Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina; Bibliothèque Nationale, Paris, França; e Museum of Fine Arts Houston (MFAH), Houston, Estados Unidos.

abertura
12 de dezembro
exposição
dezembro - fevereiro

Local: Galeria Hugo França – Trancoso, Bahia - rodovia ba 001 s/n, próximo ao trevo trancoso/caraíva

Entrada gratuita

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.