Transmissão de covid-19 por assintomáticos é comprovada em pesquisa com marinheiros dos EUA
Transmissão é registrada em grupo de 1,8 mil recrutas

Foto: Getty imagens
Um estudo publicado na revista The New England Journal of Medicine, pesquisadores da Escola de Medicina Icahn de Monte Sinai, em Nova York, e do Centro de Pesquisa Médica Naval comprovaram que é possível a transmissão do coronavírus por assintomáticos. Os dados utilizados foram de recrutas da Marinha enquanto eles estavam sob uma quarentena supervisionada de duas semanas.
Os resultados mostraram que poucos dos infectados tinham sintomas antes de receber o diagnóstico de covid-19. Ainda assim, a transmissão ocorreu, apesar da implementação das medidas de higiene e distanciamento social.
Stuart Sealfon, professor de neurologia no Monte Sinai e um dos autores do estudo diz que "os dados revelaram a propagação assintomática do vírus, mesmo sob ordens militares estritas de quarentena e medidas de saúde pública que, provavelmente, foram cumpridas com mais rigor do que seria possível em outros ambientes com alta circulação de jovens, como campi universitários”.
De acordo com Sealfon, as medições de temperatura nos recrutas eram feitas diariamente e, mesmo entre os infectados, os casos só foram detectados por exames, feitos independentemente dos jovens apresentarem ou não algum sintoma.
Na maioria dos países, incluindo o Brasil, a recomendação é de testar apenas os sintomáticos.
Ainda segundo Sealfon, escolas, ambiente de trabalho e batalhões militares e de polícia deveriam testar os frequentadores mesmo na ausência de sintomas.
O estudo contou com 1.848 participantes, matriculados em nove classes diferentes de recrutas da Marinha, cada uma contendo de 350 a 450 jovens, entre 15 de maio e o fim de julho.
Os voluntários aceitaram participar de uma quarentena de duas semanas em casa, antes de começarem o treinamento. Assim que chegaram, foram obrigados a seguir medidas estritas de controle, ficando hospedados em quartos para duas pessoas por 15 dias, tempo de duração da pesquisa, antes do início das atividades de aprendizado naval reais.


