Transporte público é reforçado para o Festival Virada Salvador

Operação especial da Semob inclui linhas exclusivas, ampliação de horários e ajustes de itinerário entre 27 e 31 de dezembro

Por Da Redação
Às

Transporte público é reforçado para o Festival Virada Salvador

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), implantou uma operação especial de transporte público para atender o público do Festival Virada Salvador, que acontece entre os dias 27 e 31 de dezembro. A estratégia envolve a criação de linhas exclusivas, reforço de frota, alterações temporárias de itinerário e a implantação de pontos provisórios de embarque e desembarque na região da orla.

Três linhas especiais foram disponibilizadas exclusivamente para o evento, com funcionamento diário das 17h40 à meia-noite, e reforço no dia 31. São elas: Terminal Acesso Norte x Festival Virada;

Estação Pirajá x Festival Virada;

e Metrô Pituaçu x Festival Virada.

Para facilitar o acesso ao local, dois pontos provisórios foram implantados: um no sentido Pituba, nas proximidades do Restaurante Yemanjá, e outro no sentido Itapuã, na orla da Boca do Rio, próximo ao acesso do evento. Durante o período, os demais pontos do trecho ficarão desativados. No retorno, os itinerários foram ajustados para garantir maior fluidez e segurança, com circulação por vias como a Avenida Octávio Mangabeira, Avenida Tancredo Neves e Avenida Luís Viana (Paralela).

Além disso, linhas do sistema convencional que atendem a Orla Atlântica e os principais corredores de acesso à Boca do Rio terão desvios temporários e adequações de horários. Parte do embarque e desembarque ocorrerá em pontos provisórios, especialmente na Praça Osório Villas Boas, que será utilizada para o escoamento do público após os shows.

Seis linhas regulares terão funcionamento estendido, das 18h à 1h, com atendimento direto à área do evento, incluindo itinerários que ligam bairros como Aeroporto, Jardim das Margaridas, Parque São Cristóvão, Cabula, Tancredo Neves e Subúrbio Ferroviário.

Também serão instalados pontos específicos de táxi e mototáxi nas proximidades do evento, ambos no sentido Itapuã, nas imediações do IMEJA. Já os veículos por aplicativo deverão realizar embarque e desembarque na Avenida Octávio Mangabeira, próximo ao Centro de Convenções.

Na noite de Réveillon, algumas linhas terão operação especial, com destaque para a linha Base Naval/São Thomé/Escola de Menores – Lapa, que funcionará até 5h59 do dia 1º de janeiro. Linhas que partem das estações de Mussurunga e Pirajá também contarão com reforço de frota para garantir a integração com o metrô.

A Semob manterá bases operacionais e equipes de fiscalização nos principais pontos de circulação, com o objetivo de orientar os usuários e assegurar conforto, organização e segurança durante todo o período do evento. Já no dia 1º de janeiro de 2026, durante o Pôr do Som, no Farol da Barra, serão disponibilizados 25 ônibus reguladores a partir da Estação da Lapa para atender à demanda do público.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.