TRE de Amapá antecipa eleições em Macapá

Eleições serão nos dias 6 e 20 de dezembro

Por Da Redação
Às

TRE de Amapá antecipa eleições em Macapá

Foto: Myke Sena / Myke Sena/13-11-2020

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) informou nesta quarta-feira (18), que as eleições municipais em Macapá serão adiantadas em uma semana. Agora, as novas datas estabelecidas pelo tribunal são: 6 de dezembro para o primeiro turno e 20 de dezembro para o segundo turno na capital amapaense.

Anteriormente, as eleições na capital foram adiadas por causa de um apagão no estado. Contudo, no último domingo (15), as demais cidades do estado realizaram o pleito. O adiantamento nas datas do pleito foi incentivada por um ofício enviado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, anunciando a possibilidade técnica de realizar a eleição. O presidente do TRE-AP, Rommel Araújo, leu na manhã desta quarta (18),  durante uma reunião, o ofício enviado por Barroso. No documento, a Secretaria da Tecnologia da Informação (STI), que inicialmente indicou que as datas mais adequadas seriam 13 e 27 de dezembro, reavaliou as possibilidades a partir do pedido do tribunal do Amapá. 

A nova manifestação autorizou a realização da eleição nas novas datas, mas recomendou a realização de um simulado imediatamente para garantir a segurança e pleno funcionamento do sistema. Na ocasião, Rommel Araújo também disse que pediu para que as eleições na capital amapaense fossem já no dia 29 de novembro, data do segundo turno nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que a eleição não foi decidida no último domingo. Porém, haveria uma impossibilidade técnica.

“A impossibilidade seria técnica, já que o sistema de informática do TSE estaria todo preparado para apuração e totalização de uma eleição de segundo turno com dois candidatos enquanto a nossa seria uma eleição em primeiro turno. Descartada essa possibilidade, a primeira que nós tivemos, inclusive com análise e discussão entre nós, o corregedor Gilberto Pinheiro chegou a sugerir esse dia, 6 e 20 de dezembro. Mas também não havia possibilidade técnica naquele instante”, disse. No último dia (3), um incêndio em um dos três transformadores da subestação de energia na capital do estado inutilizou um dos dois equipamentos que estavam em funcionamento. O estado do Amapá já sofre há 16 dias com uma crise de energia e, atualmente, passa por um racionamento até a resolução dos problemas.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.