Três jovens são mortos e outro fica ferido em ataque a tiros em Eunápolis
O suspeito “PBL” é alvo do Baralho do Crime

Foto: Divulgação SSP
Três jovens morreram e um quarto ficou ferido após um ataque a tiros na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, no final da tarde de sábado (9). Segundo a Polícia Civil, as vítimas estavam em um ponto conhecido pela venda de drogas quando foram surpreendidas por dois homens em uma motocicleta, que abriram fogo contra o grupo.
Após os disparos, os suspeitos fugiram. Apenas um deles foi identificado: Pedro Brito de Jesus, conhecido como “PBL”, que integra a lista dos criminosos mais procurados do estado.
As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Regional de Eunápolis. Ricardo Dias Oliveira, de 23 anos, e Alisson Wagner Bispo de Jesus, de 20 anos, morreram pouco após dar entrada na unidade. Leandro Oliveira Nogueira, 23 anos, faleceu no domingo (10). Já Lucas Souza Andrade, 27 anos, passou por cirurgia e permanece internado.
O caso é investigado como homicídio qualificado e tentativa de homicídio, com suspeita de acerto de contas ligado ao tráfico de drogas na região. Até o momento, ninguém foi preso.
Pedro Brito de Jesus, o “PBL”, foi incluído no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) em 25 de julho, ocupando a carta “Valete de Paus”. Ele também é investigado por outros três homicídios e uma tentativa registrados entre junho e julho de 2025, sendo apontado como líder de uma facção criminosa em Eunápolis.
Em 2022, o suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas e ainda responde a inquéritos por roubo, receptação, porte ilegal de arma e homicídios.
A SSP-BA reforça que informações sobre integrantes de facções podem ser repassadas anonimamente pelo Disque Denúncia, no telefone 181, ou pelo site oficial, com garantia de sigilo absoluto.
O Baralho do Crime é uma ferramenta que reúne dados sobre criminosos foragidos e tem como objetivo incentivar denúncias anônimas para auxiliar na captura dos suspeitos.