Tribunal Penal Internacional não receberá senadores da CPI da Covid
O objetivo dos parlamentares durante a viagem era entregar o relatório final ao Tribunal Penal Internacional (TPI)

Foto: Reprodução
O Tribunal Penal Internacional de Haia informou que não receberá, presencialmente, a cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. O objetivo dos senadores durante a viagem era entregar o relatório final ao Tribunal Penal Internacional (TPI).
Na última quinta-feira (9), a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado chegou a aprovar um requerimento que planejava a ida dos congressistas aos Países Baixos em janeiro de 2022. No entanto, eles foram comunicados de que o encontro não poderia ocorrer de forma presencial.
De acordo com Randolfe Rodrigues (REDE-AP), o Tribunal pleiteou sobre a publicidade que foi dada referente a possibilidade de visita dos parlamentares, mas se colocou à disposição para receber o documento por vias digitais.
“Eles não acharam propícia a divulgação do primeiro aceno que fizeram e acho que também teve uma intervenção do governo brasileiro, mas eles se colocaram à disposição para receber o relatório, mesmo que não seja presencialmente, poderá ser feita a entrega por videoconferência”, disse Randolfe.
O documento, aprovado em 26 de outubro por 7 votos a 4, revela 80 pedidos de indiciamento, sendo 78 pessoas físicas e duas empresas. Enquanto esperam a definição de data e moldes do encontro, a assessoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL), autor do relatório, trabalha na tradução do documento de português para inglês.