• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Trump ameaça impor tarifas a países contrários à anexação da Groenlândia

Trump ameaça impor tarifas a países contrários à anexação da Groenlândia

Declaração do presidente dos EUA ocorre em meio a pressão sobre aliados da Otan

Por Da Redação
Às

Trump ameaça impor tarifas a países contrários à anexação da Groenlândia

Foto: Divulgação/Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (16) que avalia a possibilidade de impor tarifas a países que se oponham à anexação da Groenlândia pelos EUA. A declaração foi feita durante um evento sobre saúde realizado na Casa Branca e ocorre em meio à intensificação da pressão norte-americana sobre aliados internacionais.

Segundo Trump, a medida estaria relacionada a interesses estratégicos de defesa. “Posso impor tarifas aos países que não concordarem com a Groenlândia, porque precisamos da Groenlândia para a segurança nacional”, afirmou.

Nos últimos dias, o presidente tem ampliado a pressão sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em busca de apoio à proposta de anexação. A Groenlândia é um território autônomo pertencente ao Reino da Dinamarca, responsável por sua política externa e defesa, e integra a Otan como parte da comunidade dinamarquesa.

A região é considerada estratégica pelos Estados Unidos por sua localização no Ártico, onde há presença de bases militares norte-americanas. Trump defende que o território é “essencial para a defesa dos Estados Unidos”, argumento reiterado em declarações recentes.

A movimentação ocorre após representantes da Groenlândia e da Dinamarca terem participado de reuniões na Casa Branca nesta semana. Na quarta-feira (14), Alemanha, Suécia e Noruega anunciaram o envio de militares à ilha, a pedido do governo dinamarquês, em um gesto de reforço à segurança regional.

O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, voltou a rejeitar qualquer possibilidade de anexação e declarou que a ilha não está à venda e que “não será governada pelos Estados Unidos”. Ele afirmou ainda que optou por manter os laços com a Dinamarca em vez de se alinhar ao país norte-americano.

As declarações de Trump também provocaram movimentações internas na Otan. Autoridades do Reino Unido iniciaram reuniões com aliados como Alemanha e França para discutir uma eventual missão de segurança na Groenlândia, diante do aumento das tensões diplomáticas envolvendo o território.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.