Trump confirma ter conversado com Maduro por ligação telefônica
Presidente norte-americano não revelou o conteúdo da conversa

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - Official White House Photo by Daniel Torok
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou em coletiva neste último domingo (30) que telefonou para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O conteúdo da conversa não foi revelado.
A bordo do avião presidencial, Trump conversou com jornalistas e afirmou "Não diria que foi boa nem ruim. Foi uma ligação telefônica". A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times, segundo a reportagem os mandatários teriam discutido sobre a possibilidade de um encontro presencial e o secretário de Estado, Marco Rubio, também teria participado da chamada.
Ainda segundo o jornal, a ligação entre os dois teria ocorrido dias antes dos EUA classificarem o cartel venezuelano de Los Soles como organização terrorista estrangeira. Maduro é acusado por Trump de chefiar o grupo.
Os Estados Unidos tem, desde agosto deste ano, iniciado uma investida militar no Caribe, próximo à costa venezuelana. O governo Trump afirma que a operação tem como foco o combate ao narcotráfico internacional. Porém, informações de bastidores, indicam que autoridades americanas disseram sob condição de anonimato que o esforço militar também tem o objetivo de tirar Nicolás Maduro do poder.
A Venezuela acusa os EUA de tentar dar um golpe no presidente e negou que Maduro tenha qualquer vínculo com o Cartel de Los Soles.


