Trump inclui movimento 'Antifa' na lista de organizações terroristas
Movimento é responsável por protestos em diversas cidades americanas após o assassinato de George Floyd

Foto: Reprodução/G1
Donald Trump anunciou no último domingo (31) que o governo americano vai incluir movimento de esquerda 'Antifa' (de antifascista) na lista de organizações terroristas. O movimento é responsável pelos protestos em diversas cidades nos Estados Unidos após o assassinato de George Floyd, um homem negro de 46 anos, pelo policial branco Derek Chauvin durante uma abordagem em Mineápolis, Minnesota.
O presidente americano atribui as manifestações dos últimos cinco dias, com registros de incêndios, saques, depredações de viaturas e confrontos com a polícia marcados por bombas de gás e balas de borracha, a "extremistas radicais". Através do Twitter, ele ainda elogiou as forças de segurança por controlarem a situação na noite de sábado (30), na cidade onde o crime ocorreu.
Em nota, o secretário de Justiça, William Barr, comunicou que o FBI está identificando organizadores dos protestos: "A violência organizada e conduzida pelo Antifas e outros grupos similares e o terrorismo interno serão tratados como tais", disse.
Para conter os protestos, foram realizados toques de recolher, interdição de algumas estradas e reforço policial. Apesar disso, muitas prefeituras estão apreensivas com a possibilidade de uma sexta noite de manifestações violentas.
No domingo, 350 pessoas foram detidas apenas na cidade de Nova York. O prefeito Bill de Blasio disse que há investigação da conduta de policiais, acusados de agressão e de avançar sobre manifestantes com viaturas.
De acordo com a CNN, estas são as cidades com toque de recolher:
Los Angeles, São Francisco e Beverly Hills (Califórnia), Denver (Colorado), Miami, Orange County (Flórida), Atlanta (Geórgia), Chicago (Illinois), Indianapolis (Indiana), Louisville (Kentucky), Detroit (Michigan), Mineápolis e St. Paul (Minnesota), Cincinnati, Cleveland, Columbus e Dayton (Ohio), Portland (Oregon), Philadelphia e Pittsburgh (Pensilvânia), Charleston (Carolina do Sul), Nashville (Tennessee), Dallas e San Antonio (Texas), Salt Lake City (Utah), Seattle (Washington) e Milwaukee (Wisconsin).