• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Trump retira novamente os Estados Unidos da Unesco e chama instituição da ONU de 'ideológico'

Trump retira novamente os Estados Unidos da Unesco e chama instituição da ONU de 'ideológico'

Presidente dos EUA já tinha retirado o país da Unesco durante o seu primeiro mandato, em 2018

Por Da Redação
Ás

Trump retira novamente os Estados Unidos da Unesco e chama instituição da ONU de 'ideológico'

Foto: Isac Nóbrega\PR

Os Estados Unidos foi retirado novamente da Unesco pelo governo de Donald Trump, nesta terça-feira (22), segundo informações do Departamento de Estado americano. A agência cultural da ONU foi chamada de "ideológica" pelos EUA e, ainda, afirmaram que a permanência na instituição não corresponde aos interesses nacionais do país.

"A UNESCO promove causas sociais e culturais polarizadoras e mantém um foco desproporcional nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma agenda ideológica e globalista de desenvolvimento internacional que vai contra nossa política externa America First [EUA em primeiro lugar, em português]", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, em comunicado.

Anteriormente, Trump já tinha retirado os EUA da Unesco durante o seu primeiro mandato, em 2018, ele alegou "viés anti-Israel" e que a organização precisava de reformas fundamentais. Mas, em 2023, Joe Biden colocou novamente o país na organização cultural da ONU. 

A Unesco comentou sobre a decisão do republicano, nesta terça-feira, mas disse que já esperava a medida. “Lamento profundamente a decisão do presidente Donald Trump de, mais uma vez, retirar os Estados Unidos da América da Unesco. (...) Por mais lamentável que seja, esse anúncio já era esperado, e a Unesco se preparou para isso”, afirmou a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay. De acordo com Azoulay, a retirada dos EUA será efetivada em dezembro de 2026.

A decisão do governo americano representa um golpe para Unesco, que foi fundada após a Segunda Guerra Mundial e a atual sede é em Paris. Os EUA respondem por quase 8% do orçamento total do órgão, uma diminuição em comparação aos 20% que financiavam quando Trump retirou o país da agência em 2018. 

Com o segundo mandato de Trump, os EUA estão se retirando novamente de organismos globais e multilaterais. O republicano já decidiu remover os EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS) e acabar com o financiamento à agência de ajuda aos palestinos (UNRWA), todas as ações fazem parte de uma revisão da participação americana em agências da ONU. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário