• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Trump se reunirá com Zelensky e 7 líderes europeus na Casa Branca nesta segunda-feira (18) para tratativas sobre guerra na Ucrânia

Trump se reunirá com Zelensky e 7 líderes europeus na Casa Branca nesta segunda-feira (18) para tratativas sobre guerra na Ucrânia

Reunião inicial entre Trump e Zelensky está marcada para as 14h15, no horário de Brasília

Por Da Redação
Às

Trump se reunirá com  Zelensky e 7 líderes europeus na Casa Branca nesta segunda-feira (18) para tratativas sobre guerra na Ucrânia

Foto: Isac Nóbrega/PR | Reprodução

Uma reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o ucraniano Volodymyr Zelensky e sete líderes europeus está agendada nesta segunda-feira (18), na Casa Branca, para trativas sobre a guerra na Ucrânia.

Conforme divulgado na agenda da residência oficial de Trump, na noite de domingo (17), o republicano e Zelensky se encontram em uma reunião bilateral às 13h15 no horário local (14h15 no horário de Brasília), no Salão Oval da Casa Branca.

A reunião com os demais líderes europeus está marcado para às 15h (16h no horário de Brasília), na Sala Leste. Diplomatas afirmaram à agência alemã Deutsche Welle que a presença de algumas lideranças europeias tem o intuito de minimizar ataques verbais de Trump a Zelensky.

Foram convidados à reunião, Zelensky, Alexander Stubb (Finlândia), Emmanuel Macron (França), Friedrich Merz (Alemanha), Giorgia Meloni (Itália), Keir Starmer (Reino Unido), Mark Rutte (Otan) e Ursula von der Leyen (Comissão Europeia).

A reunião tem demonstra o comprometimento da Ucrânia e União Europeia em garantir medidas concretas de segurança que enfrentem a ofensiva russa, iniciada em fevereiro de 2022.

Zelensky informou que não pretende ceder território ucraniano e que qualquer acordo precisa ser acompanhado de garantias internacionais semelhantes às do Artigo 5 da Otan, que prevê defesa coletiva em caso de ataque.

Trump declarou, no fim de semana, que teve "grandes progressos" durante conversa com Vladimir Putin, no Alasca, sábado (16). Segundo o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, Putin demonstrou interesse em discutir garantias de segurança no modelo da Otan, citado por Zelensky.

Confira agenda dos encontros na Casa Branca, no horário de Brasília, para esta segunda-feira:

13h – Chegada dos líderes europeus à Casa Branca
14h – Trump recebe o Presidente da Ucrânia
14h15 – Trump e Zelensky participam de reunião bilateral
15h15 – Trump recebe líderes europeus
15h30 – Foto de Trump com líderes europeus
16h - Reunião multilateral de Trump com líderes europeus
 

Qual a proposta russa e resposta de Zelensky?

A principal proposta de Putin, que circula entre diplomatas, prevê a retirada parcial de tropas russas do norte da Ucrânia, desde que o território ucraniano aceite algumas medidas como: reconhecimento da anexação da Crimeia, a manutenção do controle do Kremlin sobre grande parte do Donbas, a promessa de que a Ucrânia não se juntará à Otan e o alívio das sanções internacionais contra Moscou.

Zelensky se posiciona contra as medidas solicitadas por Putin, e afirma que qualquer concessão neste sentido significaria abrir mão da soberania ucraniana.


Europa tenta reafirmar cessar-fogo imediato com Trump

Após última reunião entre Trump e Putin na sexta-feira, o líder russo convenceu o republicano a abandonar a exigência de um cessar-fogo imediato e reforçou demandas como a anexação de territórios, desarmamento ucraniano e retirada de sanções. Durante o encontro desta segunda-feira, lideranças europeias devem tentar reafirmar o desejo de Trump quanto ao interrompimento imediato da guerra.

Embora Zelensky sempre tenha se posicionado contra a ideia, afirmou no domingo (17), em Bruxelas, que pode negociar sobre as terras já controladas por tropas russas.

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, reconheceu que provavelmente Kiev terá de aceitar, na prática, a perda de territórios, embora a medida não seja reconhecida formalmente no âmbito jurídico internacional.


Trump poderá se reunir com Putin e Zelensky em próxima etapa

Analistas em Berlim, Bruxelas, Londres e Paris, indicam que caso a reunião desta segunda-feira seja um sucesso, Trump pretende se reunir com os líderes da Ucrânia e Rússia na sexta-feira (22). O New York Times afirmou que Putin prometeu participar, desde que Kiev aceite renunciar a determinados territórios, embora diplomatas europeus duvidem da presença de Putin, ao afirmar que ele pretende ganhar tempo para consolidar os avanços militares.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.