TSE analisa propostas para fiscalizar veiculação de propaganda eleitoral no rádio e na TV

Sugestões foram apresentadas durante audiência pública após reclamação do PL sobre inserções da campanha de Jair Bolsonaro em 2022

Por Da Redação
Às

TSE analisa propostas para fiscalizar veiculação de propaganda eleitoral no rádio e na TV

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a analisar propostas de partidos e coligações para definir o Plano de Mídia da propaganda eleitoral gratuita de 2026. Entre as sugestões está a criação de mecanismos para fiscalizar se as inserções foram efetivamente veiculadas pelas emissoras.

A proposta foi apresentada pelo PL durante audiência pública realizada na quinta-feira (20). A iniciativa ocorre após o partido alegar que a campanha de Jair Bolsonaro foi prejudicada na distribuição das inserções de rádio nas eleições de 2022.

Na ocasião, o PL afirmou que uma auditoria contratada pela campanha identificou pelo menos 154 mil inserções a menos para Bolsonaro em comparação ao então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Entre as medidas sugeridas pelo partido está a exigência de que as empresas responsáveis pela geração dos conteúdos mantenham registros eletrônicos dos downloads dos arquivos pelas emissoras. A ideia é permitir a identificação de emissoras que eventualmente não tenham baixado os materiais que deveriam transmitir.

O PL também propôs que geradoras e retransmissoras mantenham comprovantes de exibição das propagandas.

As sugestões ainda serão avaliadas pela equipe técnica do TSE e poderão ser incorporadas, ou não, ao plano de mídia definitivo.


Propaganda começa nesta semana

A propaganda eleitoral gratuita começa na sexta-feira (28). As emissoras deverão transmitir inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação, totalizando 70 minutos por dia. Também haverá blocos do horário eleitoral às terças, quintas e sábados.

No primeiro dia, a ordem de exibição será:

1° Avante
2° PSD
3° PL
4° Coligação Brasil Pronto para Mais (PT)

A ordem será alterada nos dias seguintes.

Na distribuição das inserções, os partidos terão:

- PT: 433 inserções
- PL: 339
- PSD: 159
- Avante: 47

LEIA TAMBÉM:

Propaganda eleitoral das Eleições 2026 nas ruas e na internet começa neste domingo (16)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário