Tucanos sem governadores: Eduardo Riedel deixa PSDB e se filia ao PP
Governador do Mato Grosso do Sul, Riedel foi o último gestor eleito pela legenda a trocar de partido

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, saiu do PSDB e se filiou ao Progressistas (PP). Ele era o último gestor estadual da sigla. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a migração foi oficializada na última sexta-feira (15).
Na manhã desta terça-feira (19), Riedel já atua como membro do PP, participando de um evento ao lado de lideranças do partido nos auditórios do Senado Federal, em Brasília. É esperado que, durante a cerimônia, o governador anuncie a mudança.
A mudança não é uma surpresa para o PSDB. Há meses, Riedel vem dando sinais de que deixaria a sigla para fortalecer as bases para a campanha de 2026. Antes de sair, ele comunicou oficialmente a decisão ao presidente do PSDB, Marconi Perillo.
Quando questionado sobre a possível saída da sigla, por diversas vezes, Riedel afirmava que só tomaria uma decisão após a conclusão da possível fusão entre o PSDB e o Podemos, que acabou não sendo firmada por divergências nas tratativas finais.
Tucanos sem governadores
Com a migração de Riedel, o PSDB fica sem nenhum dos governadores eleitos pela sigla em 2022. Só este ano, o partido perdeu Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Raquel Lyra (Pernambuco), que foram para o PSD.
Com a saída de filiados em todo o Brasil, o PSDB enfrenta uma grande crise, que, segundo tucanos, é resultado das eleições de 2022, quando teve o seu pior desempenho eleitoral.