Turismo baiano registra marcas históricas em 2025, aponta IBGE
Estado registrou número recorde de visitantes estrangeiros

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom
A Bahia se consolidou em 2025 como líder no turismo nacional, com crescimento acima da média do país. Segundo a última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a outubro, o volume das atividades turísticas no estado registrou aumento de 7,4%, enquanto o crescimento no Brasil foi de 5,3%, em comparação com o mesmo período de 2024.
No turismo internacional, a Bahia aparece no topo da entrada de visitantes estrangeiros no Nordeste, com recorde histórico. De janeiro a novembro de 2025, 187,9 mil turistas do exterior estiveram no território baiano, o que representa um crescimento superior a 50% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 125,1 mil.
Os aeroportos da Bahia receberam 43,7% dos visitantes internacionais que procuraram o estado. O número é o melhor resultado desde 2019, quando, ao longo de todo o ano, a região recepcionou 152 mil estrangeiros. Os dados foram levantados pela Embratur e pela Polícia Federal.
A Bahia possui ligação aérea com os principais polos emissores de turistas no Brasil e voos diretos que partem de Buenos Aires, na Argentina, Santiago, no Chile, Montevidéu, no Uruguai, Lisboa, em Portugal, Madri, na Espanha, e Paris, na França, o que representa conexão com mais de 200 destinos em todo o mundo.
O voo Paris-Salvador, da Air France, que oferta conexões com 180 destinos da Europa, Ásia e África, completou um ano, período no qual transportou 89 mil passageiros. A partir de janeiro, a Bahia terá de volta a rota da Cidade do Panamá, na América Central, para Salvador, operada pela Copa Airlines, que oferece conexões com 80 cidades das Américas.
Neste ano, a Bahia foi premiada como o melhor destino do país para o turismo de eventos. Mais de dois mil festivais, congressos, seminários, manifestações culturais e religiosas e competições esportivas foram apoiados pela Setur-BA, envolvendo iniciativas regionais, nacionais e internacionais.


