Turismo no país avança mais de 75% em comparação com ano passado

Dados do Índice de Atividades Turísticas do Brasil reforçam as perspectivas de recuperação do setor

[Turismo no país avança mais de 75% em comparação com ano passado]

FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada na quinta-feira (12) pelo Governo Federal, por meio do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE),o Índice de Atividades Turísticas registrou um aumento de 75,6% em março no país na comparação com o mesmo mês de 2021.

Segundo o IBGE, houve avanços em todas as 12 unidades da Federação analisadas, com destaque para São Paulo (85,7%), Minas Gerais (100%), Rio de Janeiro (42,3%), Rio Grande do Sul (131,3%) e Bahia (66,6%). Os dados do IBGE revelam, ainda, que o Índice de Atividades Turísticas apresentou um crescimento de 4,5% em março na comparação com fevereiro deste ano.

O Governo Federal adotou iniciativas para voltar a impulsionar o setor. Publicada em fevereiro, a Medida Provisória nº 1.101, alterou novamente os prazos da Lei nº 14.046/2020, sobre regras de cancelamentos, remarcações e reembolsos nos setores de turismo, eventos e cultura. Segundo a MP, proposta pelo MTur e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o cliente tem até 31 de dezembro de 2023 para remarcar ou usar créditos no abatimento ou na compra de serviços.

Outra iniciativa de apoio ao setor adotada pelo Governo Federal, por meio do MTur, é a disponibilização gratuita do Selo Turismo Responsável, que indica o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19 na área. O selo, que já soma 31.294 adesões no país, define protocolos para 15 segmentos turísticos, incluindo guias de turismo.

 

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!