Turistas e baianos se preparam para a Festa Literária Internacional de Cachoeira
A Flica é a maior festa literária do Norte/Nordeste

Foto: Divulgação
Turistas e baianos se preparam para receber o maior evento literário do Norte / Nordeste, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) que ocorre entre os dias 24 a 27 de outubro, com grandes nomes nacionais e internacionais. A atividade envolve uma programação variada, que agrada adultos e crianças, incluindo debates literários, exposições, apresentações artísticas, contações de histórias, e entre outros.
Em entrevista exclusiva ao Farol da Bahia, a escritora, jornalista e professora Kátia Borges, que na edição 2019 da Flica comanda a curadoria, destaca a diversidade oferecida no evento. “ As programações são para todas as idades. Fliquinha, para crianças, e Geração Flica, para adolescentes. A proposta é envolver todo mundo nesse universo”, afirmou.
..jpg)
Foto: Divulgação
Esse ano, o espaço vai discutir o memória e história como conceitos em revisão permanente, recebendo em novidade uma mesa sobre Cordel e temática de LGBTQI+ , com uma escritora argentina, Mariana Komisseroff, e Natália Borges Polesso. "Esperamos muitas trocas literárias e uma festa cheia de alegria e vitalidade", disse Kátia.
Com uma vasta programação, quem tiver no local, também poderá ter visitas guiadas gratuitas com apresentação da história de Cachoeira, com o ponto de partida na Fundação Hansen. "Quem for a Cachoeira pode esperar uma grande festa. Uma celebração do amor aos livros", completou.
Como chegar
De carro: Há duas opções de rotas, pelo caminho mais utilizado, o motorista deve seguir cerca de 59 quilômetros pela BR-324 até chegar ao entroncamento da BA-026, que dá acesso a Santo Amaro, município vizinho a Cachoeira. Do entroncamento até Santo Amaro são 11 quilômetros e, de lá, até a cidade da Flica são 40 quilômetros.
Outra alternativa para chegar a Cachoeira é seguir pela BR-324, passando pela cidade de Amélia Rodrigues e pelo entroncamento de Conceição do Jacuípe, até a entrada da BR-101, onde o motorista vai pegar a rodovia até o entroncamento do povoado de Capoeiruçu. Esse percurso é de, em média, 30 quilômetros. De lá, desce direto, cerca 5 quilômetros, pelo vale até Cachoeira.
De ônibus: Da rodoviária de Salvador, há coletivos que vão direto para Cachoeira. O tempo de viagem pode aumentar por conta das paradas para embarque e desembarque de passageiros durante o percurso. O valor por trecho é de R$ 27.
Além dos ônibus que vão direto para a cidade da Flica, os passageiros têm como opção os transportes que seguem para municípios vizinhos, como Cabaceiras do Paraguaçu, São Félix e Maragojipe. Os ônibus passam por Cachoeira antes de chegar ao destino final.


