Turquia realiza operação aérea após morte de soldados em ataques terroristas no Iraque e na Síria
Ministério da Defesa turco anuncia a destruição de 29 alvos

Foto: Freepik
A Turquia lançou uma operação aérea "contra alvos terroristas no norte da Síria e no Iraque", no último sábado (23), como resposta à morte de 12 de seus soldados em dois ataques distintos ocorridos na sexta-feira e no sábado, no norte do Iraque. O Ministério da Defesa turco divulgou que a ação resultou na destruição de 29 alvos, que incluem cavernas, bunkers, abrigos, instalações petrolíferas e depósitos.
Os ataques fatais aos soldados turcos ocorreram em bases militares localizadas em Hakurk e Zap, no norte do Iraque. Seis soldados foram mortos em um confronto durante uma tentativa de infiltração terrorista na zona da operação 'Garra Cerrada', enquanto outros seis perderam a vida durante um ataque na noite de sexta-feira, atribuído ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PTC), classificado como grupo terrorista por Ancara e seus aliados ocidentais.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, destacou a retaliação do exército turco contra "os terroristas" no norte do Iraque e na Síria. Em suas declarações, Erdogan afirmou que os "malignos separatistas prestaram contas pelo sangue que derramaram" e reiterou o compromisso de eliminar o terrorismo em sua origem, prometendo perseverar na aplicação determinada dessa estratégia até erradicar o último terrorista.