• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ucrânia diz que teto ao preço do petróleo vai derrubar economia da Rússia

Ucrânia diz que teto ao preço do petróleo vai derrubar economia da Rússia

UE, G7 e Austrália estabeleceram preço máximo de 60 dólares ao barril de petróleo russo

Por Da Redação
Ás

Ucrânia diz que teto ao preço do petróleo vai derrubar economia da Rússia

Foto: Reprodução/Pixabay

O governo da Ucrânia disse neste sábado (3), em publicação no Telegram, que a imposição de um teto ao preço do petróleo da Rússia pelas potências ocidentais vai derrubar a economia do segundo maior exportador mundial do combustível. Na última sexta-feira (2), os 27 países da União Europeia (UE), o G7 e a Austrália chegaram a um acordo para impor  ao barril de petróleo russo um preço máximo de 60 dólares. 

A medida tem o objetivo de privar Moscou de uma importante fonte de financiamento para a invasão da Ucrânia. "Sempre alcançamos nosso objetivo e a economia da Rússia será destruída. A Rússia terá que assumir a responsabilidade por todos os seus crimes", afirmou no Telegram o chefe de gabinete da presidência ucraniana, Andriy Yermak.

O acordo entrará em vigor na segunda-feira (5), em conjunto com um embargo da UE ao petróleo russo, em uma nova intensificação das sanções impostas pelo Ocidente contra a Rússia desde que o presidente Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro.

Bombardeios 

Os bombardeios contra as infraestruturas do setor de energia da Ucrânia deixaram milhões de famílias sem luz, água e calefação. Putin, no entanto, considerou que estes bombardeios foram "necessários e inevitáveis diante dos ataques provocativos de Kiev", informou o Kremlin ao mencionar uma conversa por telefone na sexta-feira entre o presidente russo e o chefe de Governo da Alemanha, Olaf Scholz.

Segundo Putin, Kiev é responsável pelas explosões que destruíram parcialmente a ponte russa da Crimeia e, portanto, Moscou estaria no direito de bombardear infraestruturas energéticas da Ucrânia.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.