Uefa realiza reunião para debater mudanças na Liga dos Campeões nesta sexta-feira (5)
Entre as propostas, entidade estuda o fim o chaveamento com oito grupos

Foto: Divulgação/Uefa
Representantes das principais ligas da Europa se reúnem nesta sexta-feira (5), por teleconferência, para debater os planos da Uefa, sobre um novo formato para a Liga dos Campeões. A Uefa já consultou clubes e ligas sobre modificações na fase de grupos, e uma das propostas favoritas da entidade é inserir mais jogos. Segundo informações da Reuters, o debate gira em torno principalmente da eliminação do formato com oito chaves de quatro clubes, com partidas de ida e volta.
O principal problema observado no atual formato é que as equipes maiores geralmente garantem a classificação para as oitavas de final com uma ou duas rodadas de antecedências. O plano para o novo formato, denominado como "modelo suíço", tem o respaldo de Andrea Agnelli, diretor da Associação de Clubes Europeus (ECA) e presidente da Juventus. Entretanto, Agnelli declarou na semana passada que esse formato poderia precisar de uma revisão.
A Uefa considera passar a adotar um formato em que cada um dos 32 clubes jogaria contra outros 10, e a classificação se daria em um modelo de liga com pontos corridos. Dessa forma, a Liga dos Campeões teria mais jogos e, consequentemente, mais receita. Além disso, seria mais interessante para os torcedores, segundo a entidade. Além disso, os jogos não seriam realizados aos fins de semana, para não coincidir com as ligas nacionais.