Uma em cada quatro pessoas compartilha senha de streamings, diz pesquisa
Especialista dá dicas para evitar que a conta seja hackeada

Foto: Reprodução
O resultado de uma pesquisa feita por Jake Moore, especialista em segurança virtual, revelou que uma em cada quatro pessoas compartilhou a senha pessoal de sites de streamings. Entre os 2.700 entrevistados, 60% afirmaram que dividem a senha com outros aplicativos como Netflix, Amazon Prime Video ou YouTube TV.
Para evitar que as contas sejam hackeadas, Jake Moore afirma que é importante que as senhas tenham força e sejam repletas de palavras aleatórias com números as separando. “Meu conselho seria usar uma frase secreta composta de pelo menos três palavras aleatórias com alguma pontuação ou números para separar as palavras. Isso permitirá que você se lembre da frase usada como senha apenas olhando para ela uma vez”, disse.
Apesar do conselho do especialista em segurança virtual, 14% das pessoas costumam usar as mesmas senhas para diferentes sites, fazendo com que mesmo senhas fortes acabem sendo descobertas. “É uma boa ideia alterar as senhas dos serviços de streaming uma vez por ano. Isso removerá da lista qualquer pessoa que tenha obtido acesso no ano passado e que talvez não deva mais tê-lo”, ressaltou Moore.
Segundo o especialista, utilizar gerenciadores de senhas é uma boa alternativa para um perfil mais seguro. Segundo ele, estes aplicativos permitem o armazenamento de palavras-chaves complexas e que muitas vezes possuem sequências impossíveis de memorizar.
Confira as dicas do Facebook para manter a sua conta segura:
-Crie uma senha forte
O Facebook recomenda o uso de combinações únicas, – isto é, que não são utilizadas em outras contas, como e-mail ou conta bancária –, longas e que não sejam o e-mail, o número de telefone ou a data de nascimento do usuário.
-Proteja sua senha
Isso significa não utilizá-la em outros locais online e nunca compartilhá-la com outras pessoas.
-Tome cuidado com links maliciosos
Cibercriminosos podem criar sites falsos parecidos com o Facebook e pedir para que você entre com seu endereço de e-mail e senha. É preciso, portanto, sempre verificar a URL do site antes de digitar suas informações de login.
-Saia da sua conta
Ao acessar sua conta do Facebook em um computador que esteja compartilhando com outras pessoas, não esqueça de sair do perfil. Isso é possível de ser feito até mesmo de maneira remota. Para isso, basta ir até as 'Configurações de segurança e login', ir para a sessão em 'Onde você está conectado', encontre a sessão que você quer encerrar e clicar em 'Sair'.
-Não aceite solicitações de estranhos
Os golpistas podem criar contas falsas para adicionar possíveis vítimas e aceitá-los como amigos, podendo permitir que eles façam um spam em sua linha do tempo, marquem você em publicações e enviem mensagens maliciosas para roubar e conseguir dados pessoais.
-Como se proteger
Caso identifique algum destes sinais, siga os seguintes passos para se proteger de ameaças cibernéticas: faça uma limpeza no seu dispositivo, limpe seu navegador da web, e em seguida, o atualize. Usar a versão mais recente do navegador garante que você tenha as atualizações de segurança mais recentes.