Uma lenda: Formiga chega a sua sétima Copa do Mundo

A brasileira que joga sua sétima Copa do Mundo soma mais de 150 jogos pela Seleção

[Uma lenda: Formiga chega a sua sétima Copa do Mundo]

FOTO: Ricardo Stuckert / CBF

Pequena, forte e batalhadora, o apelido de Formiga caiu como uma luva em Miraildes Maciel Mota. Presente na Seleção Brasileira desde 1995, quando tinha apenas 16 anos, a jogadora virou lenda no futebol Feminino. Atualmente com 41 anos, ela parte para sua sétima Copa do Mundo, um recorde na categoria. Além disso é quem mais vestiu a Amarelinha entre homens e mulheres. Foram 160 partidas disputadas. São 24 anos servindo a equipe.

Formiga é dona de um currículo admirável pela Seleção Brasileira, já conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos (2003, 2007 e 2015), duas pratas nas Olimpíadas (2004 e 2008), um Sul-Americano (2015) e o mais recente a Copa América (2018).

Se engana quem pensa que a idade pesa no desempenho de Formiga. Os últimos exames feitos pelo Dr. Nemi Sabeh Júnior, médico da Seleção Feminina, apontam que a meia tem dados de desempenho físico similares a atletas com 22 /25. Ela chega a percorrer a maior distância entre todas as jogadoras do time, com uma média de 15 km.

Carreira como técnica

Após o fim da carreira como atleta, Formiga nutre um desejo de ser treinadora. Mesmo com todo tempo de serviços que prestou dentro de campo, ela acredita que pode contribuir com a modalidade orientando novos talentos desta vez da beira do campo. Como as formigas são seres considerados bem inteligentes, ela pode ter muitas maneiras de transmitir seus conhecimentos sobre futebol para as futuras gerações.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!