Uma semana antes do aniversário, gravações inéditas de João Gilberto vêm à tona

Músicas que nunca foram incluídas em discos foram produzidas na Bahia entre 1959 e 1960

[Uma semana antes do aniversário, gravações inéditas de João Gilberto vêm à tona]

FOTO: Reprodução/Revista Bula

Uma semana antes do aniversário de 90 anos do nascimento de João Gilberto (10 de junho de 1931 – 6 de julho de 2019), a ser festejado postumamente em 10 de junho, uma série de gravações inéditas do cantor, compositor e violonista baiano vêm à tona através da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles (IMS), sem caráter comercial.

São três registros caseiros feitos em fitas de rolo, entre setembro de 1959 e novembro de 1960, que totalizam 41 gravações do artista. Feitos na Bahia, esses registros pertenciam ao acervo do compositor, maestro, jurista e cronista baiano Carlos Coqueijo Torreão da Costa (1924 – 1988), amigo de João.

Digitalizadas por Aydil Coqueijo, viúva de Carlos, as gravações foram doadas à pesquisadora Edinha Diniz, que cedeu os áudios para o IMS. O primeiro registro, captado em 10 de setembro de 1959, flagra João com a cantora Astrud Gilberto na casa de Coqueijo. O roteiro seguido informalmente pelos cantores abarcou 24 músicas.

Munido com seu habitual violão, João cantou músicas que nunca gravaria em disco, como a valsa Eu sonhei que tu estavas tão linda (Lamartine Babo e Francisco Matoso, 1941) e os sambas Comigo é assim (José Menezes e Luiz Bittencourt, 1952) e Despedida de Mangueira (Benedito Lacerda e Aldo Cabral, 1941).

Entre as músicas inéditas na discografia, também constam O bem do amor (nunca gravada em disco e creditada a Carlos Lyra e a Ronaldo Bôscoli) e o samba-canção Foi a noite (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, 1956), além de dois temas nordestinos de domínio público, Borboleta bonitinha e Cavalo marinho. Além do inestimável valor documental e musical, todas essas gravações reiteram o faro de João Gilberto para escolher e depurar repertório.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Saiba o motivo de Madonna usar joelheira durante o show no Rio de Janeiro!]

A rainha do pop cancelou show de sua turnê 'Madame X', em 2019, devido ao problema que tem em seu joelho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!