Uma vida pela capoeira

Confira o nosso editorial deste sábado (13)

[Uma vida pela capoeira]

FOTO: Divulgação

Este 13 de novembro de 2021 marca os 40 anos de morte do Mestre Pastinha, um dos pilares da capoeira do Brasil, quiçá do mundo, que nasceu, cresceu e eternizou sua arte em Salvador. 

Vicente Ferreira Pastinha viveu 92 anos. Nasceu em 1889, no ano seguinte da libertação dos escravos no Basil. Filho do espanhol José Señor Pastinha e da baiana Eugênia Maria de Carvalho, nasceu na Rua do Tijolo da capital baiana.

Pastinha está eternizado como o responsável pela difusão da Capoeira Angola, bem como pela reunião e organização dos princípios e fundamentos de um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

Assumindo a missão de organizar a Capoeira Angola e de devolver a ela seu valor e visibilidade, enfraquecidas pela emergência e popularização da Capoeira Regional, Mestre Pastinha fundou o Centro Esportivo Capoeira Angola (CECA). 

Em sua academia, Pastinha adotou um uniforme com as cores de seu time do coração, onde treinou quando rapaz, o preto e o amarelo do Esporte Clube Ypiranga.

Mestre Pastinha, conta a história, sempre prezou pela cordialidade entre seus alunos e pregava que os capoeiristas não deveriam apelar para a violência quando estivessem vadiando (jogando). Ao contrário, sustentava que a calma era a maior aliada da capoeira.

O escritor baiano Jorge Amado, admirador de Mestre Pastinha e também um dos que lhe deram suporte em momentos difíceis de sua vida, dizia que ele não era apenas um praticante da capoeira, mas um teórico dela.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!