Unesco chama atenção para a situação do frágil ecossistema marinho
Essa é mais uma tentativa de conscientizar os humanos sobre o impacto que causam nos oceanos

Foto: Reprodução/G1
A Unesco escolheu o período de 2021 até 2030 para ser a “Década do Oceano” e conseguir chamar a atenção das autoridades de todo o mundo sobre a situação do frágil ecossistema marinho.
Em 2016, um relatório divulgado pela organização revelou a decadência de espécies e a relação com o aumento da poluição. Essa é mais uma tentativa de conscientizar os humanos sobre o impacto que causam nos oceanos.
A iniciativa também vai incorporar informações científicas ao dia a dia de todos para consolidar a chamada “cultura oceânica”.
“Nós temos 10 anos para conservar o oceano, mas as pessoas não conhecem, entendem e respeitam esse espaço”, diz o Oficial de Projetos da Unesco, Glauco Kimura.
Existe um esforço para unificar as informações entre pesquisadores e especialistas de todo o mundo para criar um banco de dados amplo e atualizado. Apenas 19% da água do planeta foi estudada e catalogada até hoje.
“Não adianta estudar só um oceano e não saber o que acontece em outros. A criação desses bancos de dados é muito importante”, afirma a bióloga do IOUSP especialista em fitoplâncton microrganismos, Flávia Saldanha-Corrêa.