/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Uso excessivo do celular e televisão pode causar problemas de visão

Notícias
Brasil

Uso excessivo do celular e televisão pode causar problemas de visão

Larissa Vale precisou se submeter a regra 20/20/20, ou seja, descansar a cada 20 minutos

Por Da Redação
Uso excessivo do celular e televisão pode causar problemas de visão
Foto: Agência Brasil

Acessar redes sociais e aplicativos diversos, mexer no Pacote Office e fazer compras online diariamente pode desencadear problemas nos olhos. Esse tipo de hábito pode estar ligado a jovens e adolescentes, no entanto, os idosos também podem sofrer esse dano.

O médico oftalmologista Marcos Vale alerta sobre o problema.  “Então, se você une esse desgaste natural com o fato de ficarmos muito tempo conectados e paralisados em telas como computador, celular, tablet e televisão, ocorre uma sobrecarga ocular. As queixas mais comuns em todas as faixas etárias são vermelhidão, coceira, lacrimejamento e ardência, que se relacionam com o olho seco, devido à redução do piscar associada a ambientes mais ressecados por ar-condicionado ou ventiladores. Além disso, o uso excessivo de tecnologias pode ter relação com o aumento dos casos de miopia (dificuldade de enxergar de longe)”.

De acordo com  Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050, mais da metade da população mundial deve desenvolver o problema. Por isso, a principal dica do especialista é que o indivíduo faça descansos visuais, fazendo pausas de cinco a dez minutos a cada uma hora.

Larissa Vale precisou se submeter a  regra 20/20/20, ou seja, descansar a cada 20 minutos, para não ter problemas nas vistas. "Precisei recorrer ao médico, após dores nos olhos", comenta a estudante. 

"Comecei a sentir dores fortes toda vez que assistia televisão. Durante a pandemia, fiquei mais tempo assistindo, e vi que isso me causou um problema. Já fui no oftalmologista e estou fazendo acompanhamentos"

Outras alternativas são tentar estabelecer um distanciamento de 30 centímetros da tela, adaptar o contraste dos equipamentos eletrônicos, ter cuidado com a luminosidade do ambiente sem forçar os olhos no escuro e ingerir líquidos com frequência.

“Ter uma noite de sono de, pelo menos, oito horas é fundamental para haver a lubrificação ocular. Além disso, não podemos esquecer que o uso de colírios só deve ocorrer sob prescrição médica e que, para cada idade, existe uma recomendação específica. Havendo qualquer sintoma persistente, o ideal é procurar um oftalmologista de imediato. No caso dos idosos, a ida ao oftalmologista deve acontecer com mais frequência”, conclui Dr. Marcos Vale.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102