Uso obrigatório de máscaras é retirado em Duque de Caxias (RJ)
Decisão vale para locais abertos e fechados

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Governo de SC
Em um decreto publicado nesta terça-feira (05), a Prefeitura de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, desobrigou o uso de máscaras contra a Covid-19 em locais abertos ou fechados. Ação faz parte da estratégia de flexibilização no município fluminense.
De acordo com a prefeitura, 46,8% da população do município já está totalmente imunizada contra a doença. Com mais de 900 mil doses da vacina contra a covid-19 aplicadas, mais de 70% da população-alvo está vacinada com ao menos uma dose e 46,8% dos moradores do município estão com o esquema vacinal completo.
“ (...) fica desobrigado o uso de máscara facial no período da pandemia do covid-19, em local aberto ou fechado, em todo o território do município de Duque de Caxias”, diz trecho do decreto. Pessoas infectadas ou com suspeita da doença devem continuar utilizando o equipamento de proteção durante o período de transmissão.
Na cidade do Rio de Janeiro, capital fluminense, a flexibilização do uso de máscaras está agendada para ter início no próximo dia 15, para locais abertos e sem aglomeração. Já a liberação praticamente completa do equipamento está prevista para acontecer em 15 de novembro, quando 75% da população já estiver com o esquema vacinal completo.


