USP está entre as 100 melhores universidades do mundo em Saúde

A publicação é uma das mais importantes mundialmente em avaliação do ensino superior

[USP está entre as 100 melhores universidades do mundo em Saúde]

FOTO: GEORGE CAMPOS/ JORNAL DA USP

A Universidade de São Paulo (USP) ficou em 84.º lugar no ranking das melhores universidades do mundo na área de Saúde. A lista com a convocação foi divulgada nesta quinta-feira (16) pela revista britânica THE (Times Higher Education). A publicação é uma das mais importantes mundialmente em avaliação do ensino superior.

Apesar de ter permanecido entre as 100 primeiras universidades da área de Saúde, a USP caiu 10 posições em relação ao ano passado, quando ficou em 74.º lugar. Mesmo assim, lidera de forma absoluta entre as instituições de ensino brasileiras em três dos quatro campos do conhecimento: Saúde, Ciências da Vida e Ciências Psicológicas. Também é a primeira da América Latina. 

Já nas Ciências Exatas, a instituição divide o topo com outras duas universidades do País - a Universidade Estadual de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Globalmente, instituições de ensino superior dos Estados Unidos e do Reino Unido dominam as primeiras colocações do ranking.

Após o 100º lugar, as instituições são classificadas em grupos. Enquanto isso, nas Ciências Exatas, a USP avançou da faixa que engloba da 501.ª à 600.ª colocação para o que vai do 401.º ao 500.º lugar.

Neste ano, 1.523 universidades de 98 países e regiões foram classificadas em pelo menos uma das quatro disciplinas reunidas pela Times Higher Education.


Comentários