Vacina 100% nacional contra Covid-19 será entregue em fevereiro

Fiocruz recebeu registro da Anvisa para a fabricação nesta sexta (7)

Por Da Redação
Às

Vacina 100% nacional contra Covid-19 será entregue em fevereiro

Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (7) que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) utilize o seu próprio Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) na fabricação da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, as primeiras doses do imunizante 100% nacional devem ser entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro.

A fundação informou que o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) dispõe, no momento, de insumo suficiente para a fabricação de 21 milhões de doses com o IFA nacional. “A previsão é que as primeiras doses do imunizante sejam envasadas ainda em janeiro e entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro, assim que forem concluídos os testes de controle de qualidade que ocorrem após o processamento final da vacina”, informou a Fiocruz.

Segundo a presidente da instituição, Nísia Trindade Lima, essa é uma grande conquista para a sociedade. “A pandemia de covid-19 deixou claro o problema da dependência dos insumos farmacêuticos ativos para a produção de vacinas. Com a aprovação, hoje, pela Anvisa, conquistamos uma vacina 100% produzida no país e, dessa forma, garantimos a autossuficiência do nosso Sistema Único de Saúde para a vacina, que vem salvando vidas e contribuindo para a superação dessa difícil fase histórica do Brasil e do mundo”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.