Vacina contra gripe aviária pode ser desenvolvida pelo Butantan
Imunizante pode possibilitar uma rápida resposta em caso de pandemia

Foto: Reprodução
O Instituto Butantan, está monitorando os recentes casos de gripe aviária (H5N1) em humanos no Comboja, e estuda a possibilidade de desenvolver uma vacina contra o vírus. A expectativa é finalizar os testes pré-clínicos ainda neste ano e avançar para o estudo clínico em 2024. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus pode causar doença grave e tem alta taxa de mortalidade.
O processo de fabricação é o mesmo da vacina contra a gripe, e pode possibilitar uma rápida resposta em casos de uma nova pandemia.
“Nós já temos a cepa vacinal e estamos na fase inicial de produção dos bancos virais, que futuramente serão utilizados para inoculação em ovos e produção dos monovalentes”, afirma o gerente de desenvolvimento e inovação de produtos do Butantan, Paulo Lee Ho.
O pesquisador também afirmou que já existem vacinas desenvolvidas nos Estados Unidos e na Europa contra o H5N1, que foram aprovadas para uso apenas em caso de pandemia, mas elas são produzidas com cepas diferentes das que circulam atualmente.