Vacina contra gripe indica maior tempo de resposta imune
Evolução pouparia necessidade de vacinação anual

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma vacina universal contra a gripe, que eliminaria a necessidade todo ano de vacinação, desenvolvida por pesquisadores norte-americanos, indicou forte resposta imune durante ao menos 18 meses, segundo os resultados de estudos clínicos da fase 1 publicados na última segunda-feira (7), no período científico Nature Medicine.
Os testes foram feitos com 65 voluntários norte-americanos de 18 a 39 anos. Na fase, foram analisadas a segurança da vacina e a capacidade de induzir anticorpos. As principais reações adversas foram de dor local, dor de cabeça e fadiga.
As vacinas atuais contra a gripe são elaboradas com vírus influenza inativado. Elas induzem o sistema imunológico a produzir anticorpos contra uma região da HA, proteína que reveste o vírus, que se muta rapidamente. Já o novo imunizante gera anticorpos neutralizantes contra uma região mais estável da proteína.
As infecções pela gripe são um problema mundial de saúde pública, que ocasiona na more de até 650 mil pessoas anualmente em todo mundo, de acordo com estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


