'Vacina' contra HIV pode estar disponível após 2030, anuncia ViiV
Desenvolvedora de medicamentos acelera pesquisa de uma droga com características de vacina para prevenção do HIV

Foto: Reprodução/Istock/ilustrativa
A fabricante de medicamentos ViiV acelera seus esforços na pesquisa do VH184, uma inovação promissora no tratamento do HIV. A droga, com características semelhantes a uma vacina, pode estar pronta para uso anual após 2030, revolucionando o tratamento de um vírus que tirou a vida de quase 40 milhões de pessoas. As informações são da Folha de S.Paulo.
Embora ainda não exista uma vacina para o HIV, a profilaxia pré-exposição (PrEP) já demonstrou reduzir as taxas de transmissão, oferecendo proteção para aqueles potencialmente expostos ao vírus. A maioria das terapias PrEP atualmente depende de medicamentos orais diários ou quando ocorre atividade sexual desprotegida. No entanto, o desenvolvimento de uma droga preventiva com características de vacina poderia aliviar significativamente o fardo sobre os pacientes e as autoridades de saúde em todo o mundo.
Kimberly Smith, chefe de pesquisa e desenvolvimento na ViiV, expressou otimismo em relação ao novo medicamento de ação prolongada: "Não posso dizer quando, mas não muito além do final desta década. Será possível, eu acredito". O VH184 demonstrou uma meia-vida significativamente longa em estudos preliminares, e agora a pesquisa se concentra em verificar sua eficácia em humanos.
Embora os avanços sejam animadores, especialistas destacam a importância de garantir que esses tratamentos inovadores estejam disponíveis de forma acessível para todos, incluindo em países de baixa e média renda. A ViiV, em parceria com Pfizer e Shionogi, está na vanguarda desse desenvolvimento, expandindo sua projeção de crescimento de vendas e apostando na eficácia dos medicamentos de ação prolongada.