Vacina da Covid-19 dificilmente estará na rede privada do Brasil em 2021, diz ABCVAC

Além de restrição imposta pela Anvisa, produção mundial de imunizantes está toda voltada a governos nesta primeira fase

[Vacina da Covid-19 dificilmente estará na rede privada do Brasil em 2021, diz ABCVAC]

FOTO: Vincent Kalut/Getty Images

Brasileiros que estariam dispostos a pagar para receber a vacina contra covid-19 na rede particular vão ter que esperar bastante tempo. Geraldo Barbosa, presidente da ABCVAC (Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas), entidade que representa cerca de 3.800 estabelecimentos, considera "remota" a possibilidade de haver vacinação disponível no setor em 2021.

Segundo ele, dois motivos dificultam o acesso do mercado privado às vacinas contra covid-19 neste primeiro momento. Um deles é a questão normativa da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que deve conceder apenas autorização de uso emergencial para os primeiros imunizantes disponíveis.

Geraldo Barbosa explica que esta modalidade não permite a comercialização dos produtos porque a agência ainda entende que os estudos não estão concluídos e trata as vacinas como "experimentais".

Barbosa diz que ainda que fosse possível negociar com a agência uma flexibilização da norma para que o setor privado também tenha possibilidade de aumentar a cobertura vacinal, não há doses disponíveis,  pois os laboratórios estão focados em pedidos governamentais.

Para o presidente da entidade, a rede privada poderia ter um papel de apoio no aumento da cobertura vacinal. Ele ressalta que, no caso da imunização contra a gripe, o SUS vacina anualmente cerca de 70 milhões de pessoas e as clínicas particulares, em torno de 7 milhões.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!