Vacina da gripe protege contra a covid? especialista tira dúvidas sobre a imunização

Campanha ocorre em paralelo com a vacinação contra a covid-19

[Vacina da gripe protege contra a covid? especialista tira dúvidas sobre a imunização]

FOTO: Agência Brasil

Em meio ao aumento de casos da covid-19, do recorde diário de mortes pela doença e da saturação dos leitos hospitalares, a vacinação contra a gripe ganha mais importância em todo o país diante da pandemia. Iniciada no dia 12 de abril, a campanha contra a influenza deste ano será dividida em três etapas e destinada para diferentes grupos prioritários.

No entanto, muito se é questionado sobre a associação entre as vacinas da gripe e da covid-19, já que ambas estão sendo administradas no mesmo período. Diante desse cenário, surgem as mais variadas dúvidas, como: “As vacinas podem ser administradas ao mesmo tempo?”, “Será que a vacina da gripe protege contra a covid-19?”, “Quais são as reações?”. 

Para explicar esses questionamentos, o Farol da Bahia conversou com o infectologista Matheus Todt, do SOS Vida, que falou se a vacina da gripe realmente protege contra a covid-19, qual o tempo de espera para tomar as duas vacinas, além de explicar o motivo de algumas pessoas apresentarem sintomas gripais e reações após receberem a vacina. Confira abaixo:

Infectologista Matheus Todt, da SOS Vida, tira dúvidas sobre a vacinação da gripe | Foto: Divulgação

Farol da Bahia (FB): Qual a importância da vacinação contra a gripe neste momento de pandemia?
Matheus Todt (MT): Apesar da vacinação contra a gripe não proteger contra a COVID-19, ela protege contra formas graves de gripe e reduz uma sobrecarga ainda maior do sistema de saúde.

FB: Caso a pessoa tenha se imunizado contra a covid-19, em quanto tempo ela deve tomar a vacina da gripe?
MT: Tecnicamente, não há contraindicação da administração das duas vacinas no mesmo momento. Aconselha-se o intervalo de 2 semanas entre as vacinas para evitar que haja a somação dos efeitos colaterais, o que, apesar de não ser grave, pode ser incômodo para o paciente.

FB: Por que é preciso ter um intervalo entre a vacina da covid-19 e da influenza?
MT: Para evitar efeitos colaterais mais incômodos.

FB: Caso a pessoa apresente sintomas da covid-19, ela deve ser vacinada contra a gripe?
MT: Sintomas respiratórios leves não contraindicam a administração das vacinas da gripe ou da COVID-19. Aconselha-se esperar a melhora dos sintomas antes da vacinação para não haver a somação dos sintomas da COVID-19 com os possíveis efeitos colaterais da vacina.

FB: Por que a vacina contra a gripe é destinada para grupos específicos?
MT: O ideal seria que todos os brasileiros fossem vacinados contra a gripe, assim como contra a COVID-19. Porém, essa possibilidade é economicamente inviável. Portanto, são vacinados os grupos mais vulneráveis ao desenvolvimento de formas graves da doença.

FB: Algumas pessoas costumam ter sintomas gripais logo após a vacinação. Por que isso acontece?
MT: Reações vacinais ocorrem pois a vacina visa simular a doença natural, só que de forma mais branda, dando oportunidade ao organismo criar defesa contra o invasor.

FB: Algumas pessoas acreditam que a vacina da gripe protege contra os sintomas da covid-19. Isso procede?
MT: Não. A vacina contra gripe só protege contra o vírus Influenza (causador da gripe), não sendo capaz de proteger contra nenhum sorotipo do Coronavírus.

FB: Em quanto tempo a vacina contra a gripe deve ser reforçada?
MT: A vacinação contra gripe deve ser repetida anualmente.

Campanha da Influenza em Salvador

Diferentemente dos anos anteriores, a campanha deste ano não começou com a vacinação dos idosos e, sim, com a imunização das crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde, que poderão ser imunizados nos hospitais ou postos de saúde onde atuam, até o dia 10 de maio.

Já os idosos a partir de 60 anos só passam a ser vacinados na segunda etapa, a partir do dia 11 de maio a 8 de junho, no qual também estão inclusos os professores. A terceira e última etapa, do dia 9 de junho a 9 de julho, engloba diversos públicos, como pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte (coletivo, rodoviário, metroviário, portuários), forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Ao todo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estima vacinar quase 960 mil pessoas até o final da campanha. A aplicação da vacina contra a Influenza é feita em 115 Unidades de Saúde Básica (UBS) da capital, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.

A prefeitura também foram montados três drive-thru em alguns shoppings para atender alguns públicos. Clique aqui para ver a relação das unidades e drives.


Comentários