Vacinação contra a Covid-19 desacelera e estados e municípios deixam estoque crescer

Com média móvel de 1.700 óbitos diários, um atraso de duas semanas na distribuição da vacina implica em pessoas mortas que poderiam ter sido salvas

Por Da Redação
Às

Vacinação contra a Covid-19 desacelera e estados e municípios deixam estoque crescer

Foto: Reprodução

Com a vacinação contra Covid-19 desacelerando no país no último mês, estados e municípios estão deixando crescer o estoque repassado pelo Ministério da Saúde. Segundo a reportagem do jornal O Globo, os lotes recebidos terem sido aplicados em 14 dias, o trajeto da vacina do centro logístico até a injeção aplicada no braço dos brasileiros está levando agora 26 dias.

A ampliação da lacuna entre vacinas distribuídas e aplicadas consta do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES), e da base nacional do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ambos ligados ao Ministério da Saúde.
 
Em fevereiro, quando a campanha deixou de depender de vacina pronta importada, o país vinha operando com um estoque livre de cerca de 25% das vacinas distribuídas. Agora, esse número se ampliou para 30%. 

O aumento da disparidade entre doses enviadas e aplicadas é preocupante porque, com a média móvel de mortes diárias por Covid-19 ainda no patamar de 1.700 óbitos, um atraso de duas semanas na distribuição da vacina até a ponta do sistema já implica em pessoas mortas que poderiam ter sido salvas.

No Amazonas, apenas 46,5% das vacinas recebidas já foram dadas. O Rio de Janeiro está com 57,9% das doses entregues aplicadas.

O governo paulista reconhece que poderia estar vacinando mais, mas diz que a lentidão na aquisição de imunizantes contra Covid-19 é por parte do Governo Federal. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.