Vacinas de Oxford e Pfizer são eficazes contra variante indiana, diz jornal
Imunizantes garantem proteção de 81% contra a cepa, que já está no Brasil

Foto: Reprodução
Estudo do governo britânico, divulgado pelo jornal Financial Times, apontou que as duas doses da vacinas Oxford e Pfizer são eficazes contra a infecção da variante identificada na Índia.
De acordo com a publicação, duas doses de vacina forneceram 81% de proteção contra a variante B.1.617 encontrada na Índia e 87% contra a cepa B.1.1.7, identificada pela primeira vez em Kent, no sudeste da Inglaterra.
A cepa já está no Brasil e o estado do Maranhão que registrou os primeiros casos da B.1.617 em seis pessoas que chegaram a bordo do navio MV Shandong da Zhi, atracado no litoral do estado.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que os casos no Brasil estão isolados e acompanhados pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do ministério.
"Lamentavelmente temos casos no Maranhão que foram detectados com a variante indiana. Seis pacientes foram detectados. Ontem (quinta-feira) falei logo cedo com o senhor Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão, que tem trabalhado em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde. Esses casos estão isolados e esperamos que haja uma contenção adequada para que essa variante não progrida no país", disse.


