Varandão une rock e hip hop para falar do ‘corre’
Jimi é a terceiro single de 2022 do coletivo carioca; faixa é um lançamento do selo Toca Discos

Foto: Felipe Alberto
A Toca Discos, selo dos produtores Felipe Rodarte e Constança Scofield, do renomado estúdio carioca Toca do Bandido (RJ), lançam mais um single do coletivo carioca Varandão, a crossover rock/hip hop ‘Jimi’.
A música chega às principais plataformas de streaming via distribuição digital da Alta. Disponível ao clicar aqui.
Jimi é distinta e mais enérgica do que as últimas músicas lançadas pelo quarteto de Campo Grande (zona Oeste do Rio de Janeiro) – as melódicas e intimistas ‘Aladin’ e ‘Pedra do Sal’.
Neste single o Varandão traz a força do crossover certeiro e pegado eternizado por Beastie Boys, Rage Against the Machine e Planet Hemp.
A música é sobre o ‘corre’ do Varandão, narra o dia a dia dos meninos, com as preocupações, frustrações e obstáculos que precisam vencer sucessivamente. É um grito de rebeldia que diz “é isso que queremos” fazer arte, viver da própria arte.
Além das citadas referências, ‘Jimi’ tem elementos do rock e rap da cena nacional dos anos 90, tanto na parte lírica como instrumental, além de uma referência direta na guitarra de ‘Voodoo Child’, de Jimi Hendrix – e daí surge, como uma homenagem, o nome do single, ‘Jimi’.
Varandão
O Varandão é de Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, formado por Cout1nho, R. Guerra, Felipe Cof, Dan e Maneko e Alek, todos do mesmo bairro, mas com diferentes estilos e projetos que se juntaram na vontade de fazer músicas e amplificar o alcance juntos.
Iniciaram sua trajetória em 2018 e no mês de outubro lançou a primeira single chamada “Avenida Cesário de Melo”, e foi muito bem acolhida pelo público local.
No início de 2019 foi lançada a single “Santana” e logo após “Disco” e “Papo de envolvimento”, em novembro do mesmo ano lançaram o seu primeiro EP intitulado “Musicas para ouvir de graça”, o lançamento esteve presente em playlists editoriais do Spotify de R&B. Na sequência, o Varandão disponibilizou singles como Amada, Bye, Aladin e Pedra do Sal.
O Varandão foi um dos seis artistas selecionados no edital Aceleração Musical Labosonica – Toca do Bandido, da Oi Futuro (Instituto de inovação e criatividade para impacto social da empresa de telecomunicações Oi), que deixou um legado à banda: sensibilizou toda a dinâmica do projeto, uma experiência que carrega nestes planejamentos para 2022.