Variante de interesse em monitoração

Confira o editorial desta segunda-feira (6)

[Variante de interesse em monitoração]

FOTO: Divulgação

Uma nova “variante de interesse” do novo coronavírus, chamada Mu, cujo nome científico é B.1.621, já entrou no radar de monitoramento da Organização Mundial da Saúde (OMS) - foi, inclusive, noticiada sobre sua existência aqui no Farol da Bahia.

Semana passada, na atualização epidemiológica semanal, a entidade alertou que a variante se torna cada vez mais prevalente na Colômbia e no Equador, além de sinais de possível resistência às vacinas. 

Nestes dois países, a prevalência aumentou consideravelmente de janeiro (quando identificada pela primeira vez) a agosto deste ano: era inferior a 0,1%, agora é responsável por 39% das infecções em terras colombianas.

Os relatórios sobre a prevalência da variante devem ser "interpretados com a devida consideração", dada a baixa capacidade de sequenciamento da maioria dos países, explicou a OMS.

Mu é a quinta variante de interesse a ser monitorada pela OMS. Ela possui uma série de mutações que sugerem que poderia ser mais resistente às vacinas. No entanto, a OMS enfatizou que mais pesquisas são necessárias para confirmar essa informação.

Os dados preliminares mostram uma eficácia reduzida das vacinas “semelhante à observada para a variante Beta”. A OMS confirma que monitora a epidemiologia da variante Mu na América do Sul, particularmente com a co-circulação da variante Delta.

Enquanto isso, aqui no Brasil, ainda sem casos, a população deve minimamente respeitar as medidas sanitárias.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!