Variante Delta será predominante nos próximos meses, afirma OMS
Cepa já é a causa de mais de 75% dos novos casos da doença em ao menos 10 países

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a variante Delta, considerada altamente contagiosa por pela comunidade científica, já é responsável por mais de 75% dos novos casos de Covid-19 em muitos países, e deve se tornar a cepa predominante nos próximos meses.
Detectada inicialmente na Índia, a variante está agora presente em 124 países e territórios. Já são 13 a mais do que na semana passada, revela a OMS, em comparação com 180 (seis a mais) para a Alfa, que surgiu no Reino Unido; 130 (sete a mais) para a Beta, identificada pela primeira vez na África do Sul; e 78 (três a mais) para a Gamma, que apareceu no Brasil.
"A expectativa é que a variante Delta, suplante rapidamente as outras variantes e se torne a cepa dominante em circulação nos próximos meses", afirmou a organização em nota à Organização das Nações Unidas (ONU).
A variante Delta já é predominante em países como a Índia, China, Rússia, Indonésia, Austrália, Bangladesh, Reino Unido, África do Sul, Portugal e Israel.
Segundo a organização, quatro fatores explicam essa tendência: variantes mais transmissíveis, relaxamento das medidas de saúde pública, maior interação social e o fato de que muitas pessoas ainda não foram vacinadas.