• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Varíola dos Macacos, Robb Elementary e morte em abordagem da PRF: confira a retrospectiva de maio

Varíola dos Macacos, Robb Elementary e morte em abordagem da PRF: confira a retrospectiva de maio

No quinto mês do ano, uma nova doença assombrou o mundo, um ataque a uma escola nos EUA deixou 21 mortos e uma abordagem da PRF terminou em morte

Por Lara Curcino
Ás

Varíola dos Macacos, Robb Elementary e morte em abordagem da PRF: confira a retrospectiva de maio

Foto: Montagem Farol da Bahia

O ano de 2022 foi marcado por novas oscilações da Covid-19, tensões políticas em diversos países, inclusive no Brasil, e finalizado com uma Copa do Mundo. Confira os principais acontecimentos de maio.

Varíola dos Macacos

Ainda em meio à pandemia da Covid-19, outra doença começou a assombrar o mundo. Doença antiga, a Varíola dos Macacos foi detectada novamente, após décadas, no Reino Unido, no dia 6 de maio. O que reacendeu a transmissão do vírus ainda é um mistério, mas os cientistas apontam que ele é passado apenas entre pessoas, por contato direto com saliva, secreções, feridas abertas e outros similares. Entre os sintomas estão lesões na pele, febre e dores no corpo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já contabiliza mais de 75 mil casos e mais de 30 mortes.

Bancária morta no Itaigara

A bancária Rita Maria Brito Fragoso e Silva foi encontrada morta, no apartamento onde morava, no Itaigara, em Salvador, no dia 12 de maio. Ela estava no quarto, deitada na cama, e os familiares assumiram que o falecimento teria sido por causas naturais, a princípio. Logo perceberam que um fio de carregador estava enrolado em seu pescoço e que ela tinha sido esfaqueada. Após investigações, a polícia descobriu que um marceneiro que havia realizado serviços para a vítima foi o responsável pelo crime. Ele confessou a autoria e disse que foi até o apartamento dela para roubá-la, porque estava devendo a um agiota. No depoimento, ele disse que a estrangulou até ela ficar desacordada, após ela começar a gritar por socorro. Quando ela começou a recobrar os sentidos, ele utilizou uma faca da própria residência para matá-la. O suspeito está preso, aguardando julgamento. 

Ataque na Robb Elementary

No dia 24 de maio, o jovem Salvador Ramos, de 18 anos, invadiu a escola Robb Elementary, no Texas, Estados Unidos, e matou a tiros 21 pessoas na mesma sala de aula. Das vítimas, 19 eram crianças e duas eram adultas. Outros 17 ficaram feridos e, após serem acionados para a ocorrência, policiais entraram em confronto com o atirador, que foi morto pelos agentes. Ramos havia estudado na unidade durante o ensino médio, mas o motivo do crime não foi especificado. No mês seguinte, a prefeitura de Uvalde, onde ficava a instituição de ensino, decidiu demolir a estrutura da escola. Este foi o ataque mais letal a uma unidade escolar desde Sandy Hook, em 2012, quando 26 pessoas foram assassinadas.

Homem é morto em abordagem da PRF

Imagens de uma abordagem policial ocorrida no dia 25 de maio chocaram o país. Genivaldo de Jesus Santos foi morto asfixiado com gás lacrimogêneo, após ter sido trancado no porta-malas de um carro da Polícia Rodoviária Federal, em Umbaúba, interior de Sergipe. Na ação, a vítima não parece reagir ao confronto e está desarmada e indefesa. Ainda assim, é preso no veículo e obrigado a inalar a substância. Os agentes Kleber Nascimento Freitas, Paulo Rodolpho Lima Nascimento e William de Barros Noia estão presos preventivamente desde o dia 14 de outubro. Eles respondem por abuso de autoridade e homicídio qualificado, quando há intenção de matar e impossibilidade de defesa da vítima. 

Assédio no banheiro da Ufba

Uma estudante da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi assediada por um homem que tentava filmá-la no banheiro da instituição na tarde do dia 26. A equipe da Coordenação de Segurança da Ufba prestou assistência imediata à vítima e a levou à sua residência. Um homem foi identificado como suspeito, mas não foi preso e o caso não foi levado adiante. Não houve registro de novas ocorrências, após a repercussão da situação.

Morre Milton Gonçalves

No dia 30 de maio, o ator e diretor Milton Gonçalves, ícone da TV brasileira, morreu no Rio de Janeiro. Ele faleceu em casa, segundo a família, por consequências de problemas de saúde decorrentes de um AVC sofrido em 2020. Na ocasião, o ator ficou três meses internado e precisou de aparelhos para respirar. O artista é conhecido por trabalhos marcantes em novelas como "O bem-amado" (1973) e as primeiras versões de "Pecado capital" (1975) e "Sinhá Moça" (1986). Em nota de falecimento, na qual classificou o ator como "ícone da dramaturgia brasileira", a TV Globo lembrou: "'Quem tem fé, voa', dizia Zelão das Asas, personagem eternizado por Milton Gonçalves em 'O bem-amado', de 1973. Em plena ditadura, o talento inconfundível de Milton encarnou a metáfora criada por Dias Gomes em um país que clamava por liberdade".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário