Vaso sanitário de 2.400 é descoberto por arqueólogos na China
O objeto foi descrito pelos pesquisadores como "de luxo", por ter sido encontrado em ruínas de antigo palácio

Foto: Xinhua/Shutterstock
Partes quebradas de um banheiro de 2.400, bem como um cano de descarga torto, foram desenterradas no verão passado na China entre ruínas de um antigo palácio no sítio arqueológico de Yueyang, na cidade central de Xi'an, segundo a mídia chinesa.
Os detalhes da descoberta foram divulgados na última semana e foi descrito pelos pesquisadores como um "objeto de luxo", no qual acredita-se que o banheiro esteja localizado dentro do palácio, com um cano que leva a um fosso ao ar livre, de acordo com o jornal estatal China Daily.
De acordo com o pesquisador do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais, Liu Rui, que fazia parte da equipe de escavação, disse à mídia estatal que o banheiro provavelmente teria sido reservado para oficiais de alto escalão durante o Período dos Reinos Combatentes (475-221 aC) e a posterior Dinastia Han (206 aC-dC 220). Ele acrescentou que os empregados provavelmente jogavam água no vaso sanitário toda vez que ele era usado.
“O vaso sanitário com descarga é uma prova concreta da importância que os antigos chineses atribuíam ao saneamento”, disse Liu, acrescentando que havia muito poucos registros de banheiros fechados nos tempos antigos.
Os arqueólogos agora estão analisando amostras de solo coletadas do banheiro na esperança de descobrir o que as pessoas comiam naquela época, de acordo com o China Daily.