Vídeo: Vaticano instala chaminé da Capela Sistina para início do conclave
Fumaça indicará resultado da eleição do novo papa após morte de Francisco

Foto: Reprodução/Vatican News
A preparação para a eleição do novo papa avançou nesta sexta-feira (2) com a instalação da chaminé da Capela Sistina, de onde sairá a fumaça que indicará ao mundo o resultado das votações do conclave, previsto para começar no dia 7 de maio. O sistema será utilizado pelos cardeais reunidos em sessão secreta para eleger o sucessor do Papa Francisco, falecido em 21 de abril.
Símbolo tradicional do processo de escolha do pontífice, a chaminé, montada sobre o telhado da capela renascentista, famosa pelos afrescos de Michelangelo, terá papel fundamental na comunicação com os fiéis. Fumaça preta será liberada quando a votação não alcançar consenso; a branca anunciará que o novo papa foi escolhido.
Cerca de 133 cardeais de todo o mundo participarão da eleição, sendo aproximadamente 80% deles nomeados pelo próprio Francisco durante seus dez anos de pontificado. A expectativa é de que milhares de fiéis se concentrem na Praça de São Pedro para acompanhar o desenrolar das votações.
Historicamente, os conclaves modernos tendem a ser breves. As duas últimas eleições papais, em 2005 e 2013, definiram o novo pontífice ainda no segundo dia de deliberação. A partir da instalação da chaminé, o Vaticano sinaliza que todos os ritos e protocolos estão sendo cumpridos para garantir a legitimidade do processo de escolha do próximo líder da Igreja Católica, que assumirá a condução espiritual de mais de 1,4 bilhão de fiéis ao redor do mundo.
Veja vídeo: